Adelaide Muthemba: 7Abril
Adelaide Muthemba mestre cervejeira. Com uma experiência profissional que já conta duas décadas, é responsável pela produção de uma das marcas de cerveja que “está na boca do povo”, nos dias que correm, em Moçambique.
Por ocasião do dia sete de Abril, em Moçambique celebrado como Dia da Mulher Moçambicana, inserimos esta hoje, como a primeira notícia neste sítio, em homenagem a Adelaide Muthemba, que iniciou a sua actividade laboral na indústria vinícola, antes de afirmar-se como mestre cervejeira.
Em Moçambique, todos os anos o dia 7 de Abril é festejado como Feriado Nacional em homenagem à Josina Machel – que antes do casamento com Samora Moisés Malengane Machel tinha o apelido Muthemba.
Segunda esposa de Samora Machel, este por sua vez segundo presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) – sucedeu a Eduardo Chivambo Mondlane -, Josina Machel é celebrada como combatente de libertação nacional.
Conta a história oficial da Frelimo que Josina Machel se destacou pela sua valentia, bravura, determinação e dedicação em prol da independência de Moçambique e amor às crianças, com especial realce para as que ficavam órfãs de progenitores que tombavam no campo de batalho durante a luta pela libertação do país do jugo colonial português que se desenrolou entre 1964 e 1974.
Em Moçambique o sete de Abril é considerado um marco importante na luta pela emancipação da mulher, pela igualdade de género na participação activa nos diversos sectores da vida.
Adelaide Muthemba é, por seu turno, vista como um exemplo de superação de barreiras da vida, ao desenvolver a sua carreira profissional na indústria cervejeira, depois de concluir a sua formação em Engenharia bioquímica e pós-graduada em tecnologia de alimentos.
No seu perfil está enfatizado que pela sua capacidade de liderança, foi reconhecida em 2015 pela Nowalzy Africa International.
Desde 2018 Adelaide Muthemba é mestre cervejeira de uma fabricante internacional desta bebida estabelecida em Moçambique, sendo responsável pela produtividade e processos da fábrica, garantindo qualidade internacional no mercado moçambicano.
Num ambiente fabril largamente dominado por indivíduos do sexo masculino, Muthemba afirma que está completamente integrada e que o facto de ser mulher não é um obstáculo, tendo reforçado que para ela “o importante é assumir o desafio e demonstrar capacidade que as oportunidades se abrirão”.
Adelaide Muthemba recorda como principais marcos da sua carreira, o lançamento de uma famosa marca de cerveja muito consumida em Moçambique, principalmente pelo mais jovens, sendo a versão mais apreciada a que vem em barris.
Moçambique assiste actualmente a uma evolução positiva da participação da mulher no desenvolvimento socio-económico e a sua contribuição é notória no processo de tomada de decisão.
Redactor