Aeroportos: modernização

 

O  primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, defendeu hoje em Maputo a modernização dos aeroportos dos países da África Austral, como forma de melhorar a qualidade de serviços e fortalecer a interligação aérea a nível regional.

Falando durante a abertura da conferência regional da Airports Council International (ACI) África, Carlos Agostinho do Rosário disse que a modernização dos aeroportos dos países da região vai garantir maior rentabilização das infraestruturas, que precisam de uma manutenção constante.

“A manutenção e modernização dos aeroportos em Moçambique vai garantir que o seu tempo seja alongado”, observou, acrescentando que a melhoria da interligação aérea é agora um imperativo.

Reunião dos Aeroportos em Maputo
Primeiro Ministro de Moçambique, Carlos Agostinho do Rosário

Além de melhorar a cooperação entre os estados na África Austral, prosseguiu o primeiro-ministro moçambicano, apostar na interligação aérea vai melhorar o ambiente de negócio, criando espaço para a cooperação em vários domínios importantes para o desenvolvimento da economia.

Para Carlos Agostinho do Rosário, face ao ambiente económico de “enormes desafios” para os países africanos, a adopção de parcerias público-privadas para melhorar a qualidade dos serviços aéreos pode ser uma solução que deve ser “levado seriamente por todos os países”.

“A melhoria do ambiente do negócio na região é de extrema importância para os nossos países”, reiterou Carlos Agostinho do Rosário, observando que, nos últimos tempos, o Governo moçambicano tem apostado na modernização dos seus aeroportos.

Também o presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique, Emanuel Chaves, disse que a África Austral precisa de melhorar o sector da aviação nos próximos anos, como forma de responder às exigências do mundo moderno e fazer face ao crescimento demográfico dos países africanos.

“É inconcebível que para eu viajar de Moçambique a Cabo Verde tenha de passar pela Europa, por exemplo”, declarou Emanuel Chaves, acrescentando que os aeroportos africanos devem trabalhar em cooperação.

Subordinado ao tema “Interconetividade em África: O papel dos Aeroportos, a Conferência Regional da ACI África”, que antecede a 25.ª Assembleia Geral desta entidade, junta, por três dias, em Maputo, peritos de vários países para debater os desafios da interligação aérea para o continente.

 

REDACÇÃO

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *