Dívidas escondidas
Eishiiii…Qual é o melhor país de África ou do Mundo para pobres…? Em Moçambique, dizem que ricos e políticos poderosos do consulado de Armando Guebuza pediram dinheiro à Rússia de Vladmir Putin e a um banco suíço.
A factura da dívida de 1.4 mil milhões de dólares da terra de Barack Obama foi transferida para o Estado, uma instituição imaginária corporizada por todos os moçambicanos, incluindo aqueles que vivem na diáspora há muitos anos. Os assinantes dos papéis esconderam tudo a todos. A descoberta dos papéis assinados da dívida irritou os parceiros e o Metical ficou muito assustado.
A moeda nacional caiu muito mal, provocando graves ferimentos à economia e agravando o custo de vida tramando os pobres. A Renamo com duas faces: uma belicista e outra parlamentar mata pobres nas zonas rurais e insulta adversários ricos e políticos frelimistas na Assembleia da República.
Na África do Sul, país mais industrializado de África, continente mais pobre do Mundo, o Presidente Jacob Zuma é acusado de ser boneco dos ricos da família Gupta de origem indiana. Sob sua influência nomeia e exonera membros do governo e dirigentes de empresas públicas.
O secretário-geral, o chefe da bancada parlamentar e mais de 100 quadros seniores do ANC disseram em voz alta que Jacob Zuma deve ler e respeitar a sua consciência perante sistemáticos escândalos de governação. Zuma bateu o seu próprio recorde de escândalos, mas insiste que não vai abandonar o poder investido pelo povo. O chefe do Ministério Público sul-africano, Shaun Abrahams, retirou as acusações de fraude contra o ministro das Finanças, Pravin Gordhan, justificando que o assunto não fora devidamente investigado.
O Rande ficara assustado com o iminente julgamento do detentor da pasta das Finanças perdendo cerca de quatro porcento do seu valor cambial face ao Dólar norte-americano provocando incerteza no mercado e agravando o custo de vida para pobres.