Alavancar as iniciativas

Alavancar as iniciativas – O Absa Bank Moçambique foi convidado a participar, nos dias 5 e 6 de Outubro, da 10º Conferência sobre a Riqueza Mineral da Câmara de Minas e Petróleo do Uganda.

O evento teve como principal objectivo alavancar as iniciativas dos sectores público e privado para industrialização da economia ao nível de África.

Hermano Juvane, responsável do sector de Petróleo e Gás no Absa Bank Moçambique, representou esta instituição no evento com o objectivo de partilhar a experiência sobre a contribuição dos minerais para a industrialização da economia Moçambicana, com enfoque no suporte bancário para a evolução deste sector.

Durante a conferência, Hermano Juvane como orador, referiu que o sector de recursos é um dos sectores prioritários na estratégia do Banco, não apenas com foco nos mega projectos, mas claramente numa visão abrangente e holística de toda a cadeia de valor.

“O sector extractivo continua a ter um papel importante na economia do País e continua a ser uma aposta para o Absa, contudo, o desafio que economia Moçambicana enfrenta na jornada da industrialização, à semelhança da Ugandesa, é o desenvolvimento da cadeia de processamento e transformação de cada minério. Em Moçambique, apenas extraímos e exportamos, sendo todo o processamento feito além-fronteiras pelo que toda a potencial receita não alimenta a economia nacional. Este é o desafio, criar condições para que toda a cadeia de extração até ao processamento seja promovida localmente de forma sustentável promovendo um ambiente propício para geração de novos empregos e consequentemente maior receita fiscal”, afirmou.

Para Juvane continua a ser fundamental investir nos principais mercados que impulsionam a procura de cada minério, observando a conjuntura internacional que impacta a demanda e preço global de cada commodity, facto este que será directamente proporcional à apetência que o sector bancário tem em financiar o sector extrativo.

Actualmente o Absa Bank Moçambique já serve toda a cadeia de valor deste sector ao financiar grandes operações de commodities como carvão, petróleo, gás e areias pesadas, bem como ao impulsionar a criação de programas de financiamento para as Pequenas e Médias Empresas com contratos com as grandes operadoras internacionais. (Alavancar as iniciativas)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *