Algumas nuances e interpretações em torno das novas incursões

Algumas nuances e interpretações em torno das novas incursões desencadeadas pelos chamados “insurgentes” em alguns distritos da província de Cabo Delgado, em finais de 2023 e primeira semana deste 2024 (Redactor N° 6729, págs. 1 e 2).

Analistas no terreno que falaram ao Redactor, na condição de anonimato, referem que os ataques podem ter três objectivos principais, a saber:

– Ao visar essencialmente alvos militares, designadamente casernas, em acções aparentemente bem coordenadas, os atacantes podem estar em busca de armamento, presumivelmente para equipar novos integrantes da rede dos al-shaababs

– Pouco provável é a tese de que pode existir alguns interessados em forçar a continuação das tropas da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ─ SAMIM.

Esta missão deve, na base do actual calendário, começar a desmontar as tendas e regressar às origens em meados deste 2024.

–  Pressionar a alegada Comissão de Negociações com os insurgentes (ver edição PDF do jornal Redactor N° 6576 de 26 de Maio de 2023) para acelerar o ritmo das suas actividades.

Há um detalhe a reter no modus operandi dos atacantes, aparentemente visando baralhar a situação e gerar desconfianças:  sempre que “visitam” regiões insulares raramente executam civis. Alegam que consideram os ilhéus seus “familiares”, o que pode levar alguns militares a partirem para represálias injustas e desnecessárias.

Os nossos informante referem que em todos os avistamentos recentesw grosso dos insurgentes “insultam em emakua, com sotaque de nampula cidade, fazendo crer se tratar de novos incorporados”.

As nossas fontes deram a conhecer que deliberadamente os atacantes repetem o nome de Ali Mabondo, como sendo o actual líder dos actvistas armados de inspiracao islamica.

Mabondo é tido por pessoas que conhecem alguns integrantes dos chamadas al shaababs de Mocambique como “amississimo” de Ibn Omar e ambos são naturais de Mocímboa da Praia.

Redactor

https://bitly.ws/ZxXe

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *