Analise se vale a pena
Moçambique é um país com mais de 30 milhões de habitantes e é rico em vários recursos, desde os minerais até os marinhos, o que atrai a atenção de vários investidores. Em termos teóricos, Moçambique faria parte dos países mais ricos ou desenvolvidos do mundo. No entanto, a prática prova-nos o contrário. Infelizmente, o país faz parte dos 10 países mais pobres do Mundo.
Certa vez, um ministro terá afirmado que cerca de 90 % da população têm três refeições ao dia, palavras que geraram indignação por parte dos moçambicanos, que diziam que não constituía a verdade e que o país também faz parte do ranking dos mais pobres do mundo, em que actualmente ocupa a sétima posição.
Assumimos que temos vários problemas desde os de saneamento, alimentação, falta de emprego e de qualidade na educação, saúde, entre outros.
Falando em saneamento, é comum observar ao longo da Estrada Nacional N.° 1 contentores de lixo cheios e com lixo espalhado no chão, e trabalhadores nessa área ainda reclamam haver problemas no pagamento do salário.
Imagine um pai que, por vezes, recebe o salário mínimo e noutros meses não, e esse mesmo pai é chefe de uma família composta por ele, sua esposa e três filhos, no mínimo. A trabalhar nessas condições, como é possível que essa família tenha as três refeições ao dia? Tendo em conta que o salário mínimo é avaliado em cerca de 8000 Meticais na Função Pública. Logo, pense, não é possível que a maior parte dos moçambicanos tenha três refeições ao dia, sabendo que ainda há falta de emprego e alguns salários não são pagos regularmente. Com este exemplo, pretendo convidar aos moçambicanos a reflictirem antes de votarem. As eleições autárquicas estão à porta. A resolução de cada problema neste país depende dos líderes escolhidos por mim e por si, por isso antes de ir à urna analise se vale a pena, se a sua escolha poderá trazer vantagens ou desvantagens para o país.
Mas entendo que alguma parte da população não esteja satisfeita com a corrupção prevalecente e a falta de transparência que tem havido desde o princípio deste processo no recenseamento eleitoral. Vimos casos de fraudes inexplicáveis. O que faremos para que haja transparência e a apresentação dos resultados seja verdadeira? Também não sei, mas a coisa importante é que o seu voto conta.
Por isso, reflicta e analise se o candidato pode ajudar, no mínimo, a reduzir o sofrimento do povo moçambicano. Precisamos de mudanças, meu povo. Vamos analisar se vale a pena mesmo votar no candidato “x” que será apresentado no dia 11 de Outubro de 2023.
Este artigo foi intitulado foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 30 de Agosto de 2023, na rubrica de opinião denominada Geração 2000
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com
Gratos pela preferência