Apreendida heroína avaliada em 262.228.500 MZN
A divisão da polícia sul-africana especializada no combate ao crime organizado, Hawks, apreendeu, no domingo desta semana (16), em Mpumalanga, província fronteiriça com Moçambique, um cidadão de eSwatini, na posse de heroína avaliada em 75 milhões de rands (262.228.500 MZN).
A droga, distribuída em 250 tijolos de um quilograma cada, estava escondida na traseira de um camião que partiu de Moçambique.
Fonte da Hawks disse ter recebido, antes, informações de que “um camião que entrou na África do Sul, vindo de Moçambique, estaria a transportar droga” tendo depois detido o nacional de eSwatini, de 49 anos de idade.
A operação foi de certa forma espectacular e envolveu operacionais de bombeiros, que foram accionados para ajudar a abrir os compartimentos da viatura onde estavam escondidos os produtos entorpecentes.
O único detido deverá comparecer ao Tribunal de Carolina, em Mpumalanga, esta quarta-feira (19 de Julho), acusado de posse de drogas ilegais, com intenção de distribuir, devendo lhe ser aplicada de coação máxima, depois de identificado perante um juiz – a detenção preventiva, enquanto decorrerem outras démarches em torno do processo.
As autoridades sul-africanas dizem que vão prosseguir diligencias até chegar os donos do estupefaciente e esclarecer como estes entraram em na África do Sul sem ter sido detectado na fronteira.
O Hawks diz estar determinado a prosseguir o trabalho de desarticular redes criminosas de tráfico de droga, que ao que tudo indica têm tentáculos por vários países da região e não só.
RAULINA TAIMO, correspondente na África do Sul