As ofensas de Chapo na Maxixe

A vida deu-me um amigo muito esperto que estava casado há dez anos. Era um relacionamento abusivo e tudo ele tinha de decidir. A esposa não era praticamente nada, vivia com medo e humilhação. 

Comia quando ele quisesse, ela não tinha direito a nada e tudo era ele e dele.

Certa vez, nas conversas da vizinhança, ela conheceu um jovem que lhe dava palavras lindas e que pela primeira vez disse a ela que estava linda e que tinha um sorriso encantador. 

A mulher saiu de casa e casou-se com aquele rapaz. A vida dela mudou e começou a trabalhar, viver dignamente e bem respeitada. Um belo dia, o ex-marido encontra-a na rua andando, começou a prometer vida melhor e que construiria uma nova casa, lhe daria de comer.

Não deu de comer por dez anos e nem teve plano de construir um curral de porcos, depois que casou com outro, teve planos. Absurdo!

Chapo trabalhou quase dez anos em Inhambane, conhece aquela província de olhos fechados e mesmo de bengala branca ele saberá todos os cantos. Prometer fazer a estrada Maxixe-Homine é uma falta de respeito, pois durante o seu reinado não fez nada.

As promessas do candidato Chapo já tiram esperança de algo melhor. Parece que o que fala recebe em mensagem telefónica e expele na hora. Já perdeu aquele livro de manifesto, parece-me que era apenas para dizer que tinham algum word convertido em PDF.

Será que os que o apoiam acreditam no que fala? Ou ele também se acredita? Ou apenas cumpre o tempo de campanha para depois sentar no pódio e manter o sofrimento do povo? Se aquilo que disse na Maxixe não for ofensa, então, devemos trocar a palavra. 

É melhor não prometer que falar algo que sabe que não irá acontecer. Parece que o povo sabe quem mente, quem cala e quem é pós-doutorado em promessas falsas.

JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 16 de Setembro de 2024.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook 

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *