Burgsdorff anuncia avanços

O representante da União Europeia (UE) em Moçambique, Sven von Burgsdorff, disse hoje em Jangamo, província meridional moçambicana de Inhambane, esperar mais avanços no diálogo visando a restauração de uma paz duradoura no país.

“Pensamos que nos próximos meses teremos mais avanços entre os dois actores principais, o Presidente [Filipe] Nyusi e Afonso Dhlakama [líder da Renamo]”, disse, aos jornalistas, Sven von Burgsdorff.

Falando à margem da inauguração de um sistema de abastecimento de água no distrito de Jangamo, Burgsdorff considerou importante o diálogo entre o chefe de Estado moçambicano e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição.

“Estamos a testemunhar coisas muito importantes para a pacificação do país, a declaração conjunta de uma trégua sem prazo é muito importante”, frisou Sven von Burgsdorff.

A estabilidade, prosseguiu, é indispensável ao desenvolvimento e a UE partilha da preocupação com a restauração da paz.

No início deste mês, Afonso Dhlakama estendeu por tempo indeterminado as tréguas nos confrontos entre o braço armado da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança (FDS).

A inauguração do sistema de abastecimento de água de Jangamo contou com a

a presença do Governador da Província de Inhambane, Daniel Francisco Chapo e de  Azarias Xavier, Administrador do Distrito de Jangamo e Faizal Cassam, Director do GON – Gabinete do Ordenador Nacional do Fundo Europeude Desenvolvimento (Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação).

Aspecto da inauguração do sistema de abastecimento de água de Jangamo
Aspecto da inauguração do sistema de abastecimento de água de Jangamo

Igualmente estiveram presentes na cerimónia Rute Mateus Nhamucho, Directora Executiva da AIAS; Magalhães Miguel, Director Executivo do CRA;  José Colete Mutepua, Director Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos; e  Marcoluigi Corsi, Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Este sistema foi recentemente reabilitado e ampliado através de um programa integrado de abastecimento de água, promoção de higiene e saneamento, com uma capacidade máxima de fornecer água a10.800 pessoas e fornecendo água actualmente a 6250 pessoas, incluindo crianças, nas comunidades do distrito de Jangamo.

Este programa, que decorre até Dezembro de 2018, financiado pelo Governo de Moçambique, União Europeiae pelo UNICEF, enquadra-senuma iniciativa conjunta, orçada em 10 milhões de euros (pouco mais de 700 milhões de meticais), que visa suprir a falta de abastecimento de água e serviços de saneamento adequados em três vilas na província de Inhambane.

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *