Burgsdorff anuncia avanços
O representante da União Europeia (UE) em Moçambique, Sven von Burgsdorff, disse hoje em Jangamo, província meridional moçambicana de Inhambane, esperar mais avanços no diálogo visando a restauração de uma paz duradoura no país.
“Pensamos que nos próximos meses teremos mais avanços entre os dois actores principais, o Presidente [Filipe] Nyusi e Afonso Dhlakama [líder da Renamo]”, disse, aos jornalistas, Sven von Burgsdorff.
Falando à margem da inauguração de um sistema de abastecimento de água no distrito de Jangamo, Burgsdorff considerou importante o diálogo entre o chefe de Estado moçambicano e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição.
“Estamos a testemunhar coisas muito importantes para a pacificação do país, a declaração conjunta de uma trégua sem prazo é muito importante”, frisou Sven von Burgsdorff.
A estabilidade, prosseguiu, é indispensável ao desenvolvimento e a UE partilha da preocupação com a restauração da paz.
No início deste mês, Afonso Dhlakama estendeu por tempo indeterminado as tréguas nos confrontos entre o braço armado da Renamo e as Forças de Defesa e Segurança (FDS).
A inauguração do sistema de abastecimento de água de Jangamo contou com a
a presença do Governador da Província de Inhambane, Daniel Francisco Chapo e de Azarias Xavier, Administrador do Distrito de Jangamo e Faizal Cassam, Director do GON – Gabinete do Ordenador Nacional do Fundo Europeude Desenvolvimento (Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação).
Igualmente estiveram presentes na cerimónia Rute Mateus Nhamucho, Directora Executiva da AIAS; Magalhães Miguel, Director Executivo do CRA; José Colete Mutepua, Director Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos; e Marcoluigi Corsi, Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Este sistema foi recentemente reabilitado e ampliado através de um programa integrado de abastecimento de água, promoção de higiene e saneamento, com uma capacidade máxima de fornecer água a10.800 pessoas e fornecendo água actualmente a 6250 pessoas, incluindo crianças, nas comunidades do distrito de Jangamo.
Este programa, que decorre até Dezembro de 2018, financiado pelo Governo de Moçambique, União Europeiae pelo UNICEF, enquadra-senuma iniciativa conjunta, orçada em 10 milhões de euros (pouco mais de 700 milhões de meticais), que visa suprir a falta de abastecimento de água e serviços de saneamento adequados em três vilas na província de Inhambane.
Redacção