Cada vez menos provável
Cada vez menos provável – Em Outubro de 2020 Nyusi decretou uma trégua unilateral, para permitir um diálogo com a Junta Militar da RENAMO (JMR) ignorada por Nhongo.
Em Dezembro, foi a vez Nhongo, aparentemente acossado pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) a anunciar disponibilidade de diálogo, respondido com uma aparente indiferença pelo Governo.
Em Janeiro, o enviado especial do Secretário Geral das Nações Unidas para acompanhar o processo de pacificação de Moçambique, Mirko Manzoni, ainda tentou animar o processo, mas, aparentemente, debalde.
O “sinal amarelo” terá cintilado com maior intensidade quando Manzoni apareceu a referir que havia “espaço para diálogo entre Nyusi e Nhongo”.
Às sinalizações de Nhongo e aos comentários de Manzoni o regime sempre respondeu com comentários mais/menos segundo os quais “a perseguição aos bandidos que actuam na região Centro de Moçambique continua”.
A gota de água que terá feito transbordar o copo deve ter caído neste [copo], na manhã deste sábado (09Jan2021), quando homens armados dispararam contra um camião, matando uma pessoa, na Estrada Nacional Número Um, mais precisamente na problemática secção entre Muxúnguè e Rio Save, na província de Sofala.
Depois deste episódio, que tanto pode ser da autoria dos chamados membros da Junta Militar da RENAMO (JMR), como de bandos errantes oportunistas da situação, fica cada vez menos provável a concretização do diálogo entre os dissidentes armados da “perdiz” e o Governo de Maputo.
Vibram, assim, os falcoes de um lado e do outro e desespera quem apenas pretende o calar das armas para continuar a sua luta pela subsistência quotidiana.
Pelos vistos continuaremos a saltitar entre a frigideira e a fogueira, infelizmente.
REFINALDO CHILENGUE
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 11 de Janeiro de 2021, na rubrica COMENTÁRIO
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência