CDM e AB InBev juntas
CDM e AB InBev juntas há três anos a perseguir novos horizontes, com a primeira com o estatuto de subsidiária da AB InBev, permitindo à maior e mais antiga cervejeira nacional sonhar além-fronteiras e faz do momento para uma retrospectiva dos passos dados.
Uma fonte da Cervejas de Moçambique (CDM) recorda que desde 2016 que a companhia integra o grupo AB InBev, facto que se traduz em ganhos na melhoria dos recursos e lhe permite incrementar os processos de produção e aumentar a capacidade de investimento no crescimento futuro.
Nestes três anos o compromisso da empresa de unir as pessoas por um mundo melhor tem-se afirmado através das suas variadas acções para o desenvolvimento das comunidades, refere uma fonte da CDM, que adiante detalha:
Investimento: Como parte do grupo AB InBev um dos primeiros e maiores investimentos da CDM é sem dúvida a sua nova fábrica no Distrito de Marracuene, província de Maputo, cujas obras iniciaram em Dezembro de 2018.
Trata-se de um investimento avaliado em USD 180 milhões e que permitiu a criação de mais de 1800 empregos na fase de construção e contemplará cerca de 235 novos postos de trabalho após o arranque da produção, impactando positivamente a economia da comunidade local e do país.
Adiante a fonte enfatiza que desde a integração da CDM no grupo AB InBev a Julho do presente ano, foram investidos cerca de MZN 12 000 000 000.
Neste contexto, a CDM foi distinguida em 2018 pela Autoridade Tributária com o prémio de melhor contribuinte na categoria de Imposto sobre o Valor Acrescentado e igualmente distinguida pelo prémio de Empresa Empreendedora pela Associação Nacional de Jovens Empresários.
Para além da nova fábrica, a CDM tem desenvolvido acções com vista a promover o seu crescimento e a título de exemplo lançou no passado mês de Julho a oferta pública de subscrição de novas acções para os seus accionistas, um processo que superou as expectativas, sendo que esta foi a maior oferta pública de subscrição da história do País.
As Marcas: Com a entrada da CDM no grupo AB InBev, a cervejeira expandiu a produção e apostou na inovação e introdução de tecnologias modernas na produção, entre elas a estratégia de intensificar a manufactura de cervejas embaladas em garrafas retornáveis (sendo que 90% das nossas embalagens são retornáveis), impactando directamente na expansão do nome da empresa e na apreciação da qualidade dos seus produtos.
Em 2019 as marcas da CDM alcançaram reconhecimentos internacionais por uma das mais antigas e prestigiadas instituições do mundo – a Monde Selection.
Ademais, nos últimos três anos, a CDM lançou no mercado e passou a comercializar marcas globais como a Corona, Budweiser e Stella Artois, marcas regionais como a Black Label, e marcas nacionais como a Impala Milho e a cerveja Dourada. No igual período, a CDM criou ainda, mais de 400 postos de trabalho directos.
Cultura: Em 2019, através das suas marcas, a CDM passou a celebrar aniversários das capitais provinciais e distritais de Moçambique promovendo shows e activações, uma iniciativa de apoio à cultura. Investiu no futebol moçambicano, sendo que a marca 2M é patrocinadora do Moçambola, promotora do futebol de praia e parceira oficial do festival de música Azgo.
Ainda no âmbito da promoção da cultura, a CDM promoveu uma exposição fotográfica em alguns dos maiores centros comerciais do país, exposição essa que visava retratar os benefícios/ganhos que mais de 14.000 famílias moçambicanas têm a partir das culturas da mandioca e milho.
Como empresa, a CDM tem desenvolvido acções para promover o desenvolvimento e o empoderamento das comunidades onde se encontra inserida com o foco em cinco pilares fundamentais, que são a agricultura, a água, a reciclagem, a energia e o empreendedorismo.
Empreendedorismo: Em 2018, a CDM dinamizou a iniciativa de empreendedorismo do grupo, o Africa Sustainability Challenge – cujo objectivo é apoiar, incrementar negócios sustentáveis proporcionando ferramentas para escalar o seu negócio, conhecimento e a possibilidade de integrar a cadeia de valor da AB InBev. Dos três vendedores da região de África, dois são moçambicanos, “facto que muito nos orgulha”.
No que concerne proteção do Meio Ambiente a firma sublinha que em 2017 assinou um Memorando de Entendimento com a cooperativa de educação ambiental Ntumbuluku e no mesmo ano, por ocasião do dia Mundial da Limpeza, dezenas de voluntários da maior cervejeira do país juntaram-se à cooperativa para limpar o Parque Ecológico do Língamo, na Machava.
No ano seguinte celebrou novamente o dia Mundial da Limpeza colocando na rua voluntários e colaboradores seus a nível nacional numa jornada de limpeza ao longo das áreas circunvizinhas às fábricas. Com o similar propósito, no presente ano, a CDM rubricou um Memorando de Entendimento com a cooperativa de educação ambiental REPENSAR.
No que diz respeito à água, por reconhecer a importância que este precioso líquido tem para as comunidades e a sua escassez, a CDM em parceria com o FIPAG, procedeu à abertura de novas fontes de água em diferentes distritos e localidades do país, tendo igualmente desenvolvido campanhas internas e externas sobre o uso racional da mesma. No igual período, estabeleceu parceria com a Empresa de Comercialização Agrícola (ECA) para o provimento de sistemas de irrigação aos agricultores da Província de Manica.
Prémio de Jornalismo ambiental: Em Junho de 2019, a CDM em parceria com a Cooperativa de Educação Ambiental REPENSAR, com o Sindicato de Jornalistas e com a fiscalização técnica do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, lançou o concurso Prémio de Jornalismo CDM Ambiente. Uma iniciativa que faz parte do seu modelo de inclusão educacional para a preservação do Ambiente e que visa promover a conservação, destacar a sua importância para a sociedade e premiar os melhores trabalhos jornalísticos sobre uma variedade de temáticas ambientais tais como a protecção do Ambiente e envolvimento da Comunidade, reutilização de Latas e Garrafas, Educação e sensibilização Ambientais, Mudanças Climáticas e o Impacto dos Fenómenos Climáticos Extremos em Moçambique, entre outros.
Responsabilidade Social: Como empresa socialmente responsável realizou, em 2017, a primeira edição do Natal Solidário no Centro de Acolhimento de idosos em Muhalaze e em 2018, na segunda edição, foram beneficiados os idosos do Centro de acolhimento de Massaca 1 e 2.
Perante as situações calamitosas que se fizeram sentir nos últimos dois anos, a CDM através do INGC prestou apoio às vítimas dos Ciclones Dineo e Idai, tendo entre outros, no caso do Ciclone Idai, suspenso a sua publicidade em canais de media e feito reverter o montante a favor das vítimas do mesmo.
Em 2019, em parceria com o Governo do Distrito de Marracuene, apoiou a iniciativa de promoção de desporto juvenil nas comunidades com a oferta de equipamento desportivo completo e bolas de futebol;
Ainda no presente ano, ofereceu oportunidade de formação em vários ofícios, às famílias reassentadas da ponte Maputo-KaTembe.
Better World: Para promover o consumo moderado e responsável, a CDM celebra anualmente no mês de Setembro o Dia Mundial do Consumo Responsável de Cerveja, pois acredita que todas as experiências que envolvam o consumo de cerveja devam ser positivas, por isso, realiza diversas visitas ao mercado a fim de conscientizar os retalhistas a não venderem produtos alcóolicos a menores de idade; A CDM lançou ainda a campanha “um brinde à escolha certa”, onde estimulava os consumidores a absterem-se de beberem e conduzirem.
Redacção