Celso Correia é espertalhão
Celso Correia é simplesmente um espertalhão e mais expedito. Tem um “invejável” currículo de uma vida feita em negociatas e burlas bem-sucedidas contra o Estado, o que o coloca numa posição de vantagem em relação aos seus colegas concorrentes, que mal sabem dizer onde fica a Mongólia. Dentro desse vagão de inaptos, Celso Correia só podia ser o tutor do dono de todos.
(…)
Sem necessariamente dar lugar a teorias de conspiração, a questão que surge logo a seguir é: porque razão Inês Moiane, a interlocutora de Celso Correia na gravação, está presa? É logo pelas dívidas ocultas, ou por ter gravado uma conversa do ministro que decide quem deve ser preso e por ter exposto esse ministro e o Presidente da República?
(…)
E tudo isto achamos que a Procuradoria Geral da República deve vir a público dizer-nos da sua razão. Porque, até aqui, para o grande público, é Celso Correia o verdadeiro Procurador-Geral. Foi ele próprio quem disse isso na gravação, que não deixaria que o nome de Inês Moiane ou de Guebuza lhe passassem pela frente.
(…)
Se a Procuradoria ignorar tudo isto, estará a transmitir duas informações.
A primeira é a de eu efetivamente Celso Correia é o “dono disto tudo”, e a segunda é a de que a Procuradoria-Geral da República não se interessa por assuntos sérios e prefere continuar a brincar ao jogo de arrastar peixe miúdo (…)
Extractos de um imperdível editorial do semanário Canal de Moçambique desta quarta-feira, dia 13 de Marco de 2019.
Redacção