Censo eleitoral
Censo eleitoral – É de louvar a consideração dos Órgãos de Gestão Eleitoral (OGE) moçambicanos em alargar o horário de funcionamento das brigadas que estão a fazer o censo visando o pleito programado para 10 de Outubro próximo.
Efectivamente, tal hipótese pode melhorar a performance até agora conseguida neste esforço.
A esta iniciativa, julgo que os OGE moçambicanos podiam, ainda, partir para outras iniciativas que, sem colidir com a legislação eleitoral, podiam contribuir para uma ainda maior abrangência dos potenciais eleitores, a saber:
Reforçar a campanha de mobilização dos potenciais eleitores em contactos inter-pessoais, incluindo os chamados “porta-a-porta”, ao invés daqueles exercícios ruidosos e teatrais presumivelmente mais onerosos e claramente ineficazes, caracterizados por passeatas em carrinhas caixa aberta de meia dezena ou mais de indivíduos.
Permitir que os partidos políticos e outros forças vivas da sociedade se empenhem clara e abertamente nos esforços de educação cívica para o efeito.
Promover essas campanhas nas escolas secundárias e de ensino superior com mensagens apelativas e apropriadas a cada ambiente.
Duas perguntas:
Já que ainda não foi aprovado o formato de eleição dos novos edis, na esteira dos “consensos” entre o Presidente da República e da Frelimo Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, fará, efectivamente, sentido, programar uma competição, desencadear os preparativos da mesma sem antes se saber os detalhes das regras de jogo?
Com a actual “globalização” e proliferação do uso das redes sociais terá, mesmo, ainda, relevância, a manutenção do “período de reflexão” dois dias antes da votação?
Vamos colocar os pés no chão para não cairmos no ridículo.
REFINALDO CHILENGUE
Este artigo foi publicado em primeira mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, edição de 05 de Maio de 2018, na rubrica TIKU 15!
Caso esteja interessado em receber regularmente a versão PDF do jornal Correio da manhã manifeste esse desejo através de um email para corrreiodamanha@tvcabo.co.mz, correiodamanhamoz@tvcabo.co.mz, ou geral@correiodamanhamoz.com.
Também pode ligar para o 84 1404040, 21305326 ou 21305323.
Gratos pela preferência