Cerca de cinco milhões de crianças em risco
A maioria dos cerca de cinco milhões de crianças de Moçambique (estimativas na base do censo de 2017) está em risco de não ter um crescimento adequado, devido à falta de um sistema nacional de desenvolvimento da primeira infância e o acesso aos serviços de aprendizagem.
De acordo com dados da Rede de Desenvolvimento da Primeira Infância (RDPI) e da Rede Africana da Primeira Infância (AFECN), está ainda minado e/ou negligenciado o acesso aos serviços de aprendizagem destas crianças, com maior destaque para as da faixa etária de zero aos dois anos.
Estes dados foram revelados no decurso de uma sessão formativa direccionada a aproximadamente trinta jornalistas moçambicanos, realizada esta semana (27) na cidade de Maputo, basicamente visando influenciar os escribas na revisão e adopção de uma política nacional integrada que beneficie o desenvolvimento da primeira infância em Moçambique.
Diante desta situação, a coordenadora da Rede de Desenvolvimento da Primeira Infância (RDPI), Gertrudes Noronha, entende que, através da parceria criada com os jornalistas, sublinhada com este tipo de capacitações, é possível influenciar na revisão e adopção de políticas nacionais de RDPI que operacionalize o quadro de cuidados integrados na primeira infância.
“Através destas capacitações buscamos dos jornalistas melhorar as políticas, porque em Moçambique não existe uma política nacional do desenvolvimento da primeira infância e esperamos que a partir desta capacitação os jornalistas possam também influenciar na revisão e adopção de leis que beneficiem principalmente as crianças de zero aos cinco anos de idade que são a camada mais sensível”, frisou Gertrudes Noronha.
Domingos Mahangue, formador no evento, considerou a sessão formativa “importante, porque serviu para estabelecer parcerias com a media, detentora de mais poder para influenciar e transformar a sociedade”.
NOÉMIA MENDES
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 30 de Junho de 2023.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.
Gratos pela preferência