Chá sem açúcar

Sempre que viemos como Redactor, aconselhamos, sugerimos, criticamos, damos caminhos, ajudamos a repensar e recalcular a rota. Somos Redactor porque redigimos as mazelas e benfeitorias deste país. Somos Redactor porque assim somos.

Lamentamos de tudo e, sobretudo, da desgovernação de que também fazemos parte como vítimas. Somos uma Redacção jovem e, com isso, queremos trazer a mente da juventude nesta página para refinarem os seus pensamentos rumo à liberdade de opinião. Também somos joviais.

Cada geração tem um sonho, uma meta, uma causa e um objectivo. Como Redactor, temos sonhos e um deles é alcançar a independência redacional onde os media terão direito de esculpir os seus pensamentos sem medo da sombra alheia.

Como Redactor não só lamentamos, criticamos, sugerimos, mas também exaltamos e congratulamos as benfeitorias deste belo país. As mazelas do povo lutamos unânimes para que sejam páginas viradas e que cada um conte isso no passado. E agora, chá sem açúcar

Chá sem açúcar é o modelo de governação adoptado em Moçambique onde os jornalistas são vistos por quem os iria proteger como perigo num Estado de Direito democrático. 

O Chá sem açúcar são as senhoras parturientes que morrem com os seus bebés nas várias maternidades do país sem direito a nada por falta de medicamentos e negligência de quem poderia ajudá-las a voltar com os seus bebés para as suas casas. 

Chá sem açúcar é ver funcionários públicos sem salários e proibidos de reclamarem em nome de “não manchar o Estado e o Governo”. Chá sem açúcar é saber que as nossas forças armadas não têm forças e nem sabem o poder que têm sobre si para este Estado. 

Chá sem açúcar é ver agentes da polícia torturando os seus irmãos pobres em defesa de quem mais tem. E depois ver o mesmo agente da PRM a dormir numa casa de caniço ou capim. Chá sem açúcar é ver vagas de emprego sendo negociadas como se de mercadoria se tratasse. 

Como Redactores, trazemos isso para todos e como grito, repensemos juntos no futuro a dar para este país em debandada. Alugamos o país ou estamos felizes assim? Repensamos ou reconduzimos os opressores?

Chá sem açúcar é ver jovens vendendo nas ruas e sendo perseguidos pelos agentes da Polícia Municipal em nome da postura camarária. O que é postura camarária com a fome social? A postura vale mais que o jovem pai de família?

Chá sem açúcar é ver as universidades a defenderem ideologias partidárias e se afastando do seu papel que é trazer a ciência sem amarras políticas. Chá sem açúcar é ver as religiões e principalmente a cristã se enfiando nas ideologias partidárias e perdendo a sua função social. Perdendo a sua essência nesta sociedade. 

Chá sem açúcar é ver a miséria do povo. Entrar no chapa e sentar por cima do ferro e sem ouvir nada da boca dos dirigentes sobre a melhoria do sistema de transporte. 

Nós como Redactor choramos todos os dias ao ver tais situações e sem saber o que fazer se não apenas redigir. Nós como Redactor renovamos o nosso compromisso com vocês, os nossos irmãos e traremos tudo sem filtros a vosso dispor. 

Somos uma Redacção perspicaz. Uma Redacção que contraiu matrimónio com a verdade, ágil e inovadora. Não vivemos porque somos forçados, vivemos porque temos sonhos. 

Cada geração deve descobrir a sua missão, cumpri-la ou traí-la, em relativa opacidade” - Frantz Fanon

E a nossa missão como Redactor é redigir para si, caro leitor. Lutar de frente com a caneta, o papel e a mente, essas são as nossas armas e delas faremos uso sempre que pudermos. Não perderemos de vista a missão que nos foi incumbida. 

Chá sem açúcar é você, leitor, aceitar metade quando podia ter inteiro. É você vender a sua alma em nome de uma suposta promoção. Somos Redactor porque Deus nos escolheu assim ser. 

E você, vai fazer o quê?

JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 11 de Junho de 2024.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook 

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *