Cheiro nauseabundo causa desconforto no Mercado Fajardo

Cheiro nauseabundo – Vendedores do Mercado Municipal do Fajardo, na Cidade de Maputo, reclamam a inoperância do Conselho Municipal de Maputo face a gestão do lixo que exala um cheiro nauseabundo para os utentes do mesmo e transeuntes.

O mau cheiro provem de dois contentores de lixo colocados numa das entradas do mercado, à margem da estrada.

Mesmo após a reorganização do mercado há dois anos, durante a pandemia da covid-19 que afectou Moçambique e o mundo, vendedores e utentes daquele mercado reclamam os problemas causados pela gestão do lixo que continua a incomodar a todos que frequentam e/ou passam pelo local.

Zine Rocha, vendedor do mercado afirma que, por mais que reclamem diante do Conselho Municipal de Maputo, ou administração local, os destinatários das mensagens fazem ouvidos de mercador.

“Para nós que estamos nesta fila o cheiro tem sido muito intenso. Infelizmente estamos num país onde te escutam, mas ninguém reage a alguma coisa, e quando tu vais ao Conselho Municipal eles dizem que não tem espaço para colocar esses contentores e a única solução é deixar aí, e o Conselho Municipal pode nos ouvir e não fazer nada”, prosseguiu Rocha.

Isabel Sevene, também vendedeira no Mercado Fajardo, reclama do insuportável cheiro: “aqui tem mau cheiro e nós não aguentamos mais. Deviam remover estes contentores.  Por exemplo, nós que vendemos frangos aqui, todo o cheiro e moscas invadem os nossos produtores”.

“Esta situação é agravada pelo impacto da urina e fezes de algumas pessoas que vezes sem conta se aliviam aqui mesmo. Infelizmente estamos desamparados e impotentes porque foi o próprio chefe a autorizar a colocação destes contentores e quando reclamamos ele diz não ter outra alternativa para os mesmos”, prosseguiu Sevene.

Hassan Júnior, também vendedor no mercado, sugere que se deve tomar uma posição urgente para solucionar o caso porque esse é um mercado de renome na capital.

“Devia se tomar uma posição urgente porque todo mundo já sabe desse caso, até porque, mesmo para os que estão na chapa quando passam, fecham as narinas, e sendo esse um mercado e com renome na capital, acho que tem que se organizar, assim como outros mercados são organizados”

Hassan Júnior, acrescentou ainda que, devido às moscas e mosquitos que saem do local estamos expostos a várias doenças tendo em conta que o tratamento dos hospitais aqui não é dos melhores.

Abordada a Direcção do Mercado Municipal do Fajardo esta mostrou se indisponível para tecer qualquer comentário, alegadamente porque nunca recebeu reclamação alguma por parte dos vendedores.

NOÉMIA MARTINS

https://bit.ly/41XbJTI

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *