Cimeira da SADC

Cimeira da SADC – Chefes de Estado e Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se próxima quarta-feira em Lilongwe, no Malawi, em cimeira extraordinária.

Segundo o comunicado emitido pelo Secretariado da SADC em Gaberone, Botswana, a que o jornal Redactor teve acesso, os líderes da região vão rever progressos da missão militar da organização em Moçambique colocada para ajudar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique no combate ao terrorismo e actos de violência extremista em Cabo Delgado.

A cimeira estava prevista para decorrer de forma virtual de 5 a 7 de Janeiro deste 2022.

O Presidente malawiano, Lazarus McCarthy Chakwena, na sua capacidade de Presidente em exercício da SADC vai dirigir a cimeira extraordinária.

Entretanto, antes da cimeira extraordinária, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que é igualmente Presidente em exercício da Troika do órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação vai orientar no dia 11 deste Janeiro uma reunião extraordinária do órgão.

A Troika é composta por Botswana, Namíbia e África do Sul e vai contar com a participação de Moçambique, país que está a receber apoio militar dos restantes membros da SADC para derrotar os homens armados extremamente violentos que atacam o país desde Outubro de 2017.

De acordo com o Tratado do bloco regional, a cimeira dos líderes da SADC é responsável por orientação de toda a política e controlo de funções do bloco dos 16 países tornando-a num órgão fazedor de política da organização regional.

A SADC é uma organização composta por 16 países e foi formada em 1980 como Conferencia de Coordenação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADCC) e em 1992 foi transformada em Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A missão da SADC é promover crescimento económico sustentável e equilibrado, desenvolvimento sócio-económico através de sistemas produtivos eficientes, profunda cooperação e integração, boa governação, paz e segurança duradouras de forma que a região imerge como actor competitivo e efectivo nas relações internacionais e na economia mundial.

Os Estados membros da SADC são Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Reinos de Eswatini e do Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, África do Sul, Tanzania, Zâmbia e Zimbabwe.

THANGANI WA TIYANI, CORRESPONDENTE NA ÁFRICA DO SUL

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *