Cineastas da MTF mostram o desafio ambiental de África

O mundo está a aquecer mais rapidamente do que em qualquer outro momento da história registado. Esta rápida alteração climática está já a desencadear uma onda de condições meteorológicas extremas, incêndios florestais, furacões, inundações e secas.

A única forma de abrandar esta onda de alterações climáticas catastróficas é reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa que aquecem o planeta, incluindo o dióxido de carbono.

É um tiro no escuro! Para o fazer de forma eficaz, o mundo deve reduzir as emissões de CO2 em mais de 40% e proteger 30% dos nossos recursos naturais, de água doce e oceanos.

Para encorajar a rápida resposta necessária, o Prémio Earthshot foi lançado em 2020. Desde então, o programa atribuiu 15 milhões de libras em prémios monetários e ajudou a gerar mais 50 milhões de libras de financiamento para 45 vencedores e finalistas.

Uma parte significativa da iniciativa Earthshot é espalhar a palavra, inspirar, conectar. Para garantir impactos à escala continental, o grupo de entretenimento pan-africano MultiChoice Africa criou uma parceria de transmissão de meios de comunicação com os Prémios Earthshot.
O objectivo da parceria é destacar as ideias inovadoras que ajudam a impulsionar as alterações ambientais e a acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
A MultiChoice chega a 21,8 milhões de lares em 50 países, estando perfeitamente posicionada para educar comunidades sobre as alterações climáticas, bem como para incentivar e apresentar soluções inovadoras.

Um excelente exemplo é a iniciativa de reflorestação levada a cabo pela academia da África Oriental da MultiChoice Talent Factory (MTF) em Nderi, no Quénia. Reconhecendo a necessidade urgente de acção ambiental, os alunos da Academia da África Oriental da MultiChoice Talent Factory (MTF) estabeleceram uma parceria com a comunidade de Nderi e a escola primária numa iniciativa de reflorestação.

Como membro da Aliança Global do Earthshot Prize, a MultiChoice utilizou os recursos criativos da MultiChoice Talent Factory (MTF) para criar conteúdo documental para apoiar a mensagem do Earthshot.

Através das dezenas de cineastas da MTF que se formam no programa em toda a África todos os anos, a MultiChoice Africa está a amplificar a necessidade de acção ambiental e a celebrar os agentes de mudança africanos que enfrentam os desafios mais prementes do mundo.
Todos os anos, o programa MTF forma um total de 60 jovens cineastas graduados nas suas três academias – em Lagos, Nairobi e Lusaka – através de cursos de cinematografia abrangentes e totalmente financiados.

Os alunos da MTF produziram uma série de documentários Earthshot, amplificando a mensagem do ambientalismo e da vida consciente do clima que será fundamental para manter o planeta seguro para a habitação humana.
A realizadora Marilyn E Arko-Baisie e o produtor Winner Achimugu juntaram-se na curta-metragem documental Revive The Ocean, mostrando como as ONG e as organizações comunitárias estão a trabalhar para fazer a diferença. Falam com Doyinsola Ogunye – fundador do Sea Turtle Sanctuary; e Oyewole Talabi, da iniciativa de recolha de plásticos Recycle9ja. Achenye Idachabasbaro da MitiMeth descreve o processo de reciclagem de resíduos para prolongar a vida útil dos produtos, enquanto Agharese Lucia Onaghise explica como a chave para minimizar os resíduos reside na conceção de produtos para a reciclabilidade.

O documentário R.A.T. – Race Against Time visita duas comunidades costeiras em Lagos, na Nigéria, e fala com residentes e organizadores locais que vivem com extrema poluição plástica. Os cineastas – o realizador Anjola Aluko, o produtor Prince Isaac Effiong, a assistente de produção Thecla Uzozi e o co-realizador Ayodeji M Lawson – revelam as complexidades destas comunidades, uma das quais é construída sobre uma base de resíduos plásticos, que é agora uma barreira contra inundações. O filme termina com uma citação séria de Robert Swan: “A maior ameaça ao nosso planeta é a crença de que alguém nos salvará”.

A curta-metragem 2070 – do realizador Adejo “Story Priest” Emmanuel, dos produtores Morenikeji Uka e Oluwayanmife Arogundade e o assistente de realização Omotola Oke “T-Basz” – fazem uma abordagem dramatizada das alterações climáticas. Conta a história de uma aluna destacada para imaginar como seria o mundo em 2070. Enquanto os seus colegas imaginam um mundo de carros voadores, a sua experiência vivida de poluição por resíduos e inundações constantes leva-a a fazer uma avaliação sombria. “Todos são responsáveis pelo ambiente”, salienta. “E se não fizermos nada em relação às alterações climáticas, privaremos os nossos filhos de um futuro seguro.”

A parceria da MultiChoice com o prémio Earthshot está a ensinar aos jovens o valor da sustentabilidade, ao mesmo tempo que ajuda a apresentar iniciativas revolucionárias e a inspirar mais jovens de África a lutar para salvar o futuro do continente.

Ao colocar a consciência ambiental no centro das atenções e ao apresentar os heróis da luta pela sustentabilidade, os realizadores da MTF estão a ajudar a sensibilizar a próxima geração de jovens líderes africanos a terem consciência do clima. 

Redactor

Para constantes informações actualizadas e fidedignas por favor siga Jornal REDACTOR aqui no facebook

https://www.facebook.com/Redactormz

Revista Prestígio de Setembro/Outubro de 2024

https://www.paperturn-view.com/prestigio/prestigio-edicao-setembro-outubro-2024?pid=ODg8832878

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *