ClimateLaunchpad
ClimateLaunchpad – Treze startups seleccionadas a nível nacional, modeladas para solucionar problemas ambientais, participam nesta terça-feira (18Ago2020) na Final Nacional da maior competição de ideias negócios verdes.
Esta é uma competição global, cuja missão é reduzir os impactos negativos das mudanças climáticas por meio da inovação tecnológica e empreendedorismo.
O evento desta terça-feira marca a Final Nacional da competição, e será realizada a partir das 11 horas, através de plataformas digitais, devido a pandemia da COVID-19. Este evento acontece depois de um período de treinamento intensivo dos empreendedores, para aperfeiçoar as ideias de negócio, sendo que nesta fase os mesmos apresentam os seus projectos a uma equipa de jurados, que seleccionará e premiará três startups de maior potencial.
As startups distinguidas representarão Moçambique na Final Regional do evento (africana), a se realizar em finais de Agosto corrente.
Depois desta etapa, os empreendedores terão a possibilidade de participar na Final Internacional do ClimateLaunchpad, a ter lugar entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro, para receber até 10.000 euros, e acesso à ClimateKic – principal incubadora de negócios verdes europeia.
O ClimateLaunchpad é uma iniciativa da EIT ClimateKIC, programa de inovação da União Europeia para as alterações climáticas e, em Moçambique, é impulsionado pela ideiaLab, com o apoio da Embaixada da Irlanda/Irish Aid, Whatana Investments, Fundação Carlos Morgado, Gaia Consuling, e Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER).
A Irlanda coloca a acção climática entre as quatro principais prioridades da sua Política de Desenvolvimento Internacional “Um Mundo Melhor”. Reconhecendo o papel importante que as pequenas e médias empresas desempenham na acção climática e no desenvolvimento sustentável.
Neste sentido, a Irlanda está a trabalhar com parceiros locais para apoiar os empreendedores a desenvolverem ideias e negócios, que forneçam soluções locais para problemas específicos, de forma a que os impactos ao meio ambiente e ao clima sejam minimizados.
Um futuro verde exige milhares de inovações, desafiando os actuais modelos de negócios. É baseando-se nesta premissa que o ClimateLaunchpad opera em escala global, actualmente em mais de 50 países, impulsionando mais de 2500 ideias de negócios verdes.
(Correio da manhã de Moçambique)