COSATU bane Zuma

A  Confederação dos Sindicatos da África do Sul (COSATU), decidiu banir o Presidente Jacob Zuma de todos os seus eventos em conformidade com a exigência de que deve abandonar o poder, por causa de sucessivos escândalos de governação incluindo de corrupção e de trafico de influencias.

A decisão foi tomada numa reunião especial do Comité Executivo Central da COSATU,um dois principais aliados do Congresso nacional Africano, partido no poder.

A COSATU está revoltada com escândalos de governação de Jacob Zuma e considera que ele já não tem moral para liderar a aliança tripartida e o governo sul-africano.

Nas recentes celebrações do Dia Internacional do Trabalhador, Jacob Zuma foi humilhado em público com apupos e gritos ruidosos por um grupo de membros da COSATU em Bloemfontein, província de Free State.

Zuma fora convidado pela liderança da COSATU para dirigir o comício central da festa dos trabalhadores, mas com os assobios, apupos e a tensão instalada entre membros da COSATU e do ANC, todos os discursos foram cancelados e Zuma teve que abandonar precipitadamente o local.

Os sindicalistas acusaram os seus dirigentes,alguns dos quais membros do ANC, de serem incongruentes, traidores  e sem respeito com a decisão anterior sobre a destituição de Zuma ao convidá-lo para a cerimónia da organização.

A remodelação do governo feita em Março passado, na qual Jacob Zuma exonerou, entre outros, Pravin Gordhan do pelouro das Finanças, agravou as fricções no seio da aliança tripartida, com a COSATU e o Partido Comunista a exigirem a destituição de Zuma, cujo segundo e último mandato como chefe do estado expira em 2019.

O ANC emitiu comunicado de imprensa no final da tarde desta terça-feira dizendo que ainda não tinha recebido informação oficial da COSATU banindo o seu Presidente dos eventos da maior organização sindical do país.

Mas o Secretário-geral da COSATU, Bheki Ntshalitshali, confirmou que a Confederação tomou a decisão em conformidade com a sua posição de que Jacob Zuma deve abandonar o poder para o bem do país.

É a primeira vez que um presidente do ANC é banido dos eventos da COSATU desde a queda do regime minoritário do apartheid em 1994 na África do Sul.

Thangani wa Tiyani, Correspondente na África do Sul

 

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *