COVID-19

COVID-19 – É a doença do Século, sem dúvidas, que pós o mundo de pernas para o ar. Mexeu com tudo e todos. Criou muitos desempregos, e fez a economia afundar-se. Não faz ainda um ano desde que apareceu. Há muitas teorias de conspiração sobre o Coronavirus, mas só Deus saberá a verdade!

Dizem que foi criada pelo ser-humano e na China, mas duvido que o ser-humano possa ter capacidade para tanto e logo pelos chineses, cujos produtos, têm validade muito curta! Seria preciso um “complot” muito grande e complexo, para que todos dirigentes do mundo se unissem e contribuíssem para exterminar o planeta. Recuso-me a corroborar com essa teoria.

Aqui no Reino Unido, imaginem a Oxford Street, uma das “ruas” mais movimentadas e caras do mundo, está hoje, deserta como se de um fantasma se tratasse. Idem aspas, para os aeroportos sempre apinhados de gente voando para todo o mundo.

O coronavirus multiplicou-se em múltiplas variantes, cada vez mais perigosos, e cada país tem tentado à sua maneira, minimizar efeitos drásticos desta pandemia.

Uma Vacina normalmente leva mais de dois anos para ser criada e ser testada, hoje, em menos de seis meses ela já foi descoberta e começou a ser injectada nas pessoas. Se nem uma simples vacina anual contra a gripe que já existe há muitos anos, tem surtido efeitos a cem por centos, quanto mais esta, que foi produzida às pressas e, por muitas companhias farmacêuticas. Isto, faz-me lembrar os filmes “Cow-Boy”, do antigamente, quando todos corriam a busca de Ouro… (COVID-19)

Esta pandemia trouxe novas palavras e expressões que nem os próprios britânicos se lembravam, “lockdown” (confinamento), “tier” (nível), “furlough” (licença). Conforme o grau de infecção do vírus e das mortes diárias, o confinamento, vai subindo do “Tier” 1 até o 4, o mais perigoso e querem implementar o Tier 5! Todos estes níveis têm as suas regras definidas para a protecção dos cidadãos.

O governo quando confinou os seus cidadãos em casa, criou o “furlough”, que define uma licença paga pelo governo em 80% do seu salário, até que seja levantado esse mesmo confinamento. E, concedeu um bónus às empresas para mantê-las “vivas”. Mesmo assim, há empresas a fechar e muitos empregados atirados ao desemprego, que vão ter que se dirigir aos benefícios sociais, até que tudo volte ao normal!

No fundo, para mostrar que o poder financeiro destes países do primeiro mundo, para além de forte é humano e justo, não te deixa morrer na solidão ou no desespero, embora ultimamente, tenham surgido alguns focos de miséria, com pessoas a mendigar nas ruas, o que não era nada normal por estas bandas. (COVID-19)

O Reino Unido baniu recentemente a entrada de pessoas vindas da África Austral, com maior ênfase para os que vêm da África de Sul, Moçambique e Angola, quiçá, pela variante mais perigosa que o vírus sofreu nestes últimos tempos, nessas cidades sul-africanas e como nós somos vizinhos, levamos por tabela. Creio que será para um curto período, visto que, o RU tem actualizado regularmente o seu sistema em relação a entrada-saída de pessoas, dependendo de vários factores estatísticos, desenvolvidos em cada país, obviamente, querendo salvaguardar e proteger-se, de uma enorme avalanche de infecções que têm vindo a assolar o país, nestes dias gelados. (COVID-19)

As escolas, os bares, estabelecimentos comerciais que não vendam produtos de primeira necessidade, e outros sectores da sociedade, permanecem encerrados, só àqueles essenciais e necessários, trabalham a meio gás. Há muita gente a trabalhar de casa.

Resta-nos rogar a Deus que tenha Piedade de nós, e faça erradicar este vírus do Planeta, da mesma forma que caiu como um estrondo nas nossas vidas. (COVID-19)

FAHED SACOOR

Este artigo intitulado (COVID-19) foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 13 de Janeiro de 2021, na rubrica DA DIÁSPORA

 Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *