Criada APIEX
O Governo moçambicano anunciou hoje a criação da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), resultado da extinção e fusão de três instituições de promoção de comércio e exportações.
Falando em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde, disse que foram dissolvidos o Centro de Promoção de Investimentos (CPI), Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (Gazeda) e Instituto de Promoção das Exportações (Ipex).
“A Apiex é uma instituição pública que tem por objecto a promoção e facilitação de investimento, aglutinando de forma integrada as acções de promoção do investimento público, privado e as exportações”, declarou Saíde.
A criação da nova entidade, continuou o porta-voz do Conselho de Ministros, visa também a dinamização do ambiente de negócios, optimização de recursos e criação de maiores sinergias em áreas de relevo e impacto na economia do país.
Mouzinho Saíde acrescentou que a Apiex ficará com 60 dos 160 trabalhadores das instituições extintas, enquanto o remanescente será transferido para outras entidades do Estado, no âmbito da mobilidade na função pública.
REDACÇÃO