Cumprimentos a Samora

Cumprimentos – Estou de luto com a morte do Arcebispo Emérito Anglicano, Desmond Mpilo Tutu, na manhã de 26 deste Dezembro.

O saudoso Presidente Samora Moisés Machel disse a Nyeleti, filha do arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Chivambo Mondlane, em plena cerimónia pública na Avenida 25 de Setembro, para não chorar quando recebia galardão atribuído ao seu falecido pai.

Samora também disse em público quando faleceu o seu próprio pai que sabia que ele ia morrer, mas não sabia a hora, a data e o ano. A morte faz parte do ciclo de vida dos seres vivos: nascem, crescem, reproduzem e morrem.

Um pastor disse num velório de um colega que “basta viver para morrer”. Mas como seres humanos não nos conformamos com a morte que, entretanto, acontece todos os dias em diversas famílias.

Jesus Cristo, mesmo sendo filho do Senhor todo poderoso, também chorou quando Lázaro, seu amigo, morreu, apesar de saber que ia lhe ressuscitar dos mortos e fê-lo com sucesso.

Desmond Tuto não merecia morrer agora em que o Mundo está órfão de homens e mulheres de bons exemplos de honestidade, caridade, afecto e sentimentos.



Ainda em vida Tutu pediu para ter um funeral sem pompa e o seu corpo a ser transportado na urna menos onerosa possível

A sua África do Sul está em turbulência, por causa da corrupção envolvendo homens e mulheres que durante vários anos lutaram contra o sistema considerado crime contra a humanidade.

Desmond Tutu sempre denunciou em voz alta o regime racista do apartheid e excessos do governo da África do Sul democrática.

Advertiu Jacob Zuma, então líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder, e Chefe do Estado para se comportar com respeito, compaixão e com sentimentos humanos pelo povo.

O Rancor do Pobre já abordou a questão de clonagem de seres humanos, dizendo que não fosse polemica em torno de ética seria melhor que houvesse multiplicação de centenas de Nelson Mandela, Samora Machel, Fidel Castro, Eduardo Mondlane, Madre Teresa, de Calcutá, Mahatma Gandhi e muitos outros bons líderes.

Infelizmente, seguidores de Adolfo Hitler, Benito Mussolini e António Salazar fariam o mesmo em relação aos seus ídolos que tudo fizeram para destruir a humanidade.

Desmond Tutu era ele e jamais haverá outro igual na África do Sul ou no Mundo. O seu legado ficou, mas pode ser diluído ou deturpado por dirigentes sem sentimentos nem compaixão.

Muitos dirigentes da FRELIMO, ANC, ZANU-FP e MPLA falam sobre os legados de Samora Machel, Nelson Mandela e Agostinho Neto, mas não conseguem resistir à tentação de pilhagem de recursos dos seus povos para ficarem ricos em cima enquanto os seus povos vivem de miséria e da generosidade divida.

Nesta altura de dor e consternação, apenas dissemos Hamba Kahle Arch.  Com o seu humor e frontalidade mande muitos cumprimentos a Nelson Mandela, Samora Machel e Fidel Castro. (Cumprimentos)

THANGANI WA TIYANI

Este artigo foi intitulado “Cumprimentos a Samora Machel e Fidel Castro”, foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 29 de Dezembro de 2021, na rubrica de opinião denominado O RANCOR DO POBRE

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *