De olho em ti
De olho em ti Sai de casa com objectivo de tomar um ar diferente, claro não de passeio, indo ao mercado para compras do dia, logicamente algo faltava para apimentar na receita. Durante a caminhada, cruzo-me com um e outro, quem ia clamando: – sumido mano, estas por aqui!
Fiz lembrar a eles em que época nos encontramos, momento de maior atenção para evitar o pior, uma vez que o vírus não anda, mas o homem e quem o movimenta.
Chegado ao destino, mesmo por frente de quem iria me atender, estava ela dormindo, pingando saliva como se de noite fosse e em casa estivesse.
– Bom dia, saudei com toda primazia, não tive a resposta, ok, disse eu no meu íntimo.
As coisas não ficaram tal como queria, chegou na altura um delinquente conhecido em nossas ruas, levou um pão e comeu, na sua inconsciência, lançou a palma da mão à bochecha da vendedora!
– Acorda, gritou de seguida, aqui e para trabalhar e não dormir, querendo vai fazer isso em casa, vens transformar o dia em noite, os miúdos em casa a espera de algo para comer e você aqui adormecida, disse o maluco.
De boquiaberto ficamos, até eu, mais tempo levei para o perceber. A senhora, toda nervosa, pretendia devolver a porrada, nisso passava o famoso carro policial “Mahindra” que parou no local para perceber o storial, a vendedeira nem mais, começa com gritarias, o maluco só disse duas palavras: – “a chanhidhe loio” que traduzido de bitonga para português significa “está maluca esta”, para quem visse parecia verdade.
Esteja de olho, quando fores ao posto de trabalho permaneça um só objectivo o qual te levou ao local para não passar por piores quando quem tem dessa é a pessoa que te acusa.
CÉSAR NHALIGINGA
Nota do editor:
De olho em ti é uma rubrica opinativa que o docente CÉSAR NHALIGINGA, residente na província de Inhambane, pretende, doravante, colocar ao dispor dos leitores do Correio da manhã todas as quintas-feiras.
Este artigo foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Correio da manhã, na sua edição de 16 de Julho de 2020, na rubrica De olho em ti
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Correio da manhã favor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais.
Gratos pela preferência