Deputada Sarfina Chindaculema substitui Esperança Bias
Deputada Sarfina Filipe Franco Chindaculema, do parlamento de Moçambique, substitui Esperança Bias, também moçambicana, numa vaga do Parlamento Pan-Africano.
A deputada Sarfina Filipe Franco Chindaculema, na Assembleia da República de Moçambique pela bancada parlamentar do partido Frelimo, pelo círculo eleitoral de Gaza, prestou juramento, na segunda-feira (31 de Outubro), para ocupar o lugar deixado vago pela actual Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, que renunciou à qualidade de membro do Parlamento Pan-Africano, alegando questões pessoais.
O juramento da jovem deputada, que é natural de Cabo Delgado, e que entrou na “casa do povo” via Gaza, foi feito na abertura da primeira sessão da sexta legislatura do Parlamento Pan-Africano (PAP), que decorre na cidade sul-africana de Midrand.
Sarfina Chindaculema compromete-se a dar o seu máximo “em prol das populações do continente africano”.
A jovem deputada vai ocupar o lugar deixado por Esperança Bias na Comissão Permanente dos Assuntos Monetários e Financeiros.
O grupo nacional junto ao parlamento Pan-Africano integra ainda os deputados Aires Aly, que chefia o grupo nesta sessão, e que integra a comissão permanente de Regimento, Privilégios e Disciplina; Damiao José, na comissão de género, Família, Juventude e Pessoa Portadora de Deficiência; António Mainato, que foi eleito relator da comissão de Justiça e Direitos Humanos e André Magibiri, da comissão de Educação, Cultura, Turismo e Recursos Humanos.
Em Junho passado a quando da eleição do zimbabweano Fortune Charumbira, para presidir o parlamento Pan Africano, Aires Aly falhou a eleição para presidir o grupo parlamentar da África Austral. Como espécie de prémio consolação, acabou sendo indicado vice-presidente do mesmo grupo parlamentar.
Esta sessão do PAP decorre sobre o grande lema da União Africana que é: “construir resiliência na nutrição no continente africano: Acelerar o capital humano, o desenvolvimento social e económico”.
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul