Doação do Banco Mundial
O Banco Mundial vai disponibilizar 150 milhões de dólares norte-americanos para a construção e reabilitação de estradas nas zonas rurais das províncias de Nampula e Zambézia, nas regiões Norte e Centro de Moçambique, respectivamente.
O representante do Banco Mundial em Moçambique, Mark Lundell, justificou a decisão afirmando que a precaridade das estradas é apontada como um dos maiores constrangimentos para a colocação de produtos agrícolas em outras zonas do país.
“Um projecto de 150 milhões de dólares norte-americanos para estradas rurais vai ser implementado nas províncias de Zambézia e Nampula, com a possibilidade de incluir outros distritos vizinhos”, disse Lundell, em declarações à Rádio Moçambique na sexta-feira, à margem do lançamento do SUSTENTA, um projecto de gestão integrado de agricultura e recursos naturais, que teve lugar na província de Nampula.
Lundell destacou o apoio concedido pela sua instituição a Moçambique na perspectiva duradoira do desenvolvimento rural e maneio sustentável dos recursos naturais.
“A preparação do programa nacional do desenvolvimento sustentável e a criação do fundo nacional de desenvolvimento sustentável são exemplos concretos de empenho do Governo de Moçambique em ter instrumentos que orientam para o desenvolvimento rural”, disse a fonte.
Disse esperar que os avanços institucionais do Governo moçambicano sejam mantidos a longo prazo, de modo a permitir que a transformação das populações rurais se materialize ao longo dos próximos anos.
Orçado em 200 milhões de dólares, financiados pelo Banco Mundial, o projecto SUSTENTA foi lançado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Redacção & AIM