E depois de Magibire?
E depois de Magibire? – Quatro nomes têm sido ventilados como prováveis para preencher a vacatura aberta na semana passada pelo presidente da RENAMO, Ossufo Momade, ao exonerar o secretário-geral desta organização, André Joaquim Magibire.
Pleno uso dos “poderes discricionários do presidente do partido” e “dinâmica interna” da organização foram algumas das justificações públicas e formais apresentadas pelo porta-voz oficial da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), José Manteigas Gabriel, para argumentar a decisão do general Ossufo Momade.
Todavia, em meios reservados é arrolado um conjunto de argumentos para a decisão tomada por Ossufo Momade, incluindo eventos do domínio público e outros de ocorrência/conhecimento em ambientes restritos, que terão pesado para o afastamento de André Magibire.
“Não há um comportamento, pelo menos do meu conhecimento, que tenha influenciado a decisão do presidente, foi dentro do poder discricionário e creio que, sobretudo, pesou, também, a dinâmica do partido”, disse José Manteigas, em entrevista à rádio pública moçambicana.
Tido como homem de confiança de Ossufo Momade, André Magibire é quadro sénior desde os tempos da luta armada [1976/1992], já representou o antigo movimento rebelde em Nairobi (Quénia) e deputado da RENAMO na Assembleia da República, tendo assumido o posto de secretário-geral do principal partido da oposição em Moçambique em Abril de 2019, em substituição de Manuel Bissopo, designado por Afonso Macacho Marceta Dhlakama.
Os nomes prováveis
Depois do afastamento de Magibire, a pergunta que se coloca em meios políticos é: quem virá preencher a vacatura aberta?
Nomes de duas mulheres e dois homens saltam à vista, de acordo com alguns analistas.
Linette Olofsson, Maria Ivone Soares, Elias Dhlakama e Domingo Gundana são os nomes que avultam como prováveis para suceder a André Magibire, cada um com o “senão” que carrega nas costas, a saber:
– Linette Olofsson, mulher de confiança de Afonso Dhlakama e que chegou a ser deputada nos tempos do líder carismático da RENAMO, tem a vantagem de ser mulher e culta. A sua “desvantagem” é de ser “branca”, apesar de esta avaliação ser “tabu” no discurso politicamente correcto. Pesa contra ela o facto de em algum momento ter pulado a cerca da “perdiz” para se juntar, momentaneamente, ao “galo” – Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Movimenta se bem em meios diplomáticos e pode consolidar e reforçar apoios externos.
– Maria Ivone Soares, sobrinha do falecido Afonso Dhlakama, já foi chefe de bancada parlamentar da RENAMO nos tempos deste. É tida como “mulher com nível” e dona de uma oratória invejável e bem vista em ambientes diplomáticos.
Tem como handicap o seu relacionamento com Ossufo Momade quando chefe da bancada, segundo fontes internas da RENAMO. Momade pode encarar esta jovem como uma “sombra” à sua imagem. No entanto, há quem diga que a própria Ivone Soares tem ambições em voos mais altos do que o de secretária-geral.
Elias Dhlakama, antigo oficial das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e actual deputado na Assembleia da República. Foi candidato derrotado à presidência da RENAMO na mesma corrida em que Momade foi eleito. A sua opção por Momade representaria um esforço par apaziguar alas e animar as hostes da região Centro de Moçambique, “coração” da “perdiz”.
Domingos Gundana, “homem de mão” de Ossufo Momade. Tem a desvantagem de não ser “histórico” do partido, salvo aparições públicas como “analista” em alguns canais de televisão em Moçambique. A par de Magibire, é o homem do DDR – Desarmamento, Desmobilização e Reintegração da parte da RENAMO. O Redactor está na posse de alguns dados relativos à sua passagem pela casa de Dhlakama em Lisboa, depois de ter sido levado das matas moçambicanas para Portugal.
No exercício dos “poderes discricionários do presidente do partido” e/ou “dinâmica interna”, dentre estes nomes ou um outro, Ossufo Momade vai, sem dúvidas, nos próximos dias, indicar o substituto de André Magibire, uma mexida urgente e perspicaz, a avaliar pelo calendário político de Moçambique. (E depois de Magibire?)
Redactor
Clique o link e divirta-se!