Eugénio Mussa: CEMGFADM

Eugénio Mussa –  O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi acaba de promover o major-general Eugénio Ussene Mussa para General do Exército e nomeá-lo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (CEMGFADM).

Antes, em despacho separado, Nyusi exonerou Eugénio Ussene Mussa, de 64 anos de idade, natural de Nampula, do cargo de Comandante do Serviço Cívico de Moçambique.

Mussa vai preencher a vacatura aberta com a exoneração, em outro despacho presidencial desta quinta-feira, do general Lázaro Henriques Menete do cargo de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Nas mexidas hoje operadas na esfera castrense pelo chefe supremo das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique foi igualmente exonerado Raúl Luís Dique, oriundo da RENAMO, do cargo de Vice-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Dique entrou para as FADM com a patente de coronel, ao abrigo do Acordo Geral de Paz (AGP) assinado em 1992 Roma pelo Governo de Moçambique e pela RENAMO, representados respectivamente por Joaquim Alberto Chissano, chefe de Estado moçambicano e Afonso Macacho Marceta Dhlakama, líder do então movimento guerrilheiro que combatia o regime estabelecido em Maputo.

Num outro dispositivo legal, o Chefe do Estado nomeou através de Despacho Presidencial, Bertolino Jeremias Capitine para o cargo de Vice-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique tendo igualmente o promovido à patente de Tenente-General.

Num dos despachos que reporta estas movimentações se afirma que Nyusi tomou estas decisões “sob proposta do Ministro da Defesa Nacional, ouvido o Conselho Nacional de Defesa e Segurança nos termos do disposto na alínea f) do n.2 do artigo 5 da Lei n. 13/2019, de 23 de Setembro”.

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *