Eventos espantosos em KZN
“Eventos espantosos” é como a crítica está a rotular o que está a marcar os primeiros dias do desempenho de Nomusa Dube-Ncube, a nova Premier da província nortenha sul-africana de KwaZulu-Natal (KZN) e fronteiriça com Moçambique.
É que, num acto pouco vulgar na política sul-africana, Sihle Zikalala, o antecessor de Dube-Ncube, aceitou integrar o Gabinete da nova chefe provincial e foi empossado como “Member of the Executive Council” (MEC), ou seja “Membro do Conselho Executivo” um cargo equiparado ao cargo de director provincial em Moçambique].
Zikalala vai assim estar à frente da influente esfera de Governança Cooperativa e Assuntos Tradicionais.
Curiosamente, o novo homem forte do ANC em KwaZulu-Natal, Siboniso Duma, também aceitou integrar o governo de Nomusa Dube-Ncube e vai chefiar o prestigiado pelouro de Desenvolvimento Económico, Turismo e Assuntos Ambientais.
Nomusa Dube-Ncube, no discurso que proferiu após empossar o seu Executivo, pediu empenho e colaboração de todos tendo como objectivo enfrentar e vencer os desafios que KwaZulu-Natal enfrenta, como sejam a pobreza e o desemprego. (Eventos espantosos)
RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul