Facturação da CFM cresce

Facturação da CFM  – A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) deu a conhecer que triplicou os resultados operacionais de 2020, mesmo em contexto de pandemia de covid-19.

Segundo a empresa, os resultados operacionais neste período foram de 4.672,5 milhões de meticais, contra os 1.254,9 milhões de meticais realizados em 2019.

“Significa que houve um incremento de proveitos significativo durante o ano de 2020 e uma relativa contenção de custos de produção, mercê do aumento de capacidade e do volume manuseado nos terminais de Combustível da Beira e de Cereais da Matola, bem como da retomada gestão e exploração directa do Terminal de Carga e Contentores de Nacala, desde Janeiro de 2020”, explica a empresa num relatório de auditoria esta semana tornado público.

O parecer conclui que “as demonstrações financeiras da empresa CFM revelaram uma reinvenção da gestão empresarial no contexto da pandemia da Covid-19, bem como a robustez para garantir a continuidade e cumprir com a missão de transportar pessoas e bens”.

A fonte acrescenta que o resultado antes de impostos (EBITDA) mais que duplicou, de cerca de três mil milhões de meticais para 7,8 mil milhões de meticais.

“A Covid-19 cortou 18% do tráfego ferroviário e 9% do tráfego portuário, refere o relatório apontando ainda a desvalorização do metical e os desastres naturais como outros aspectos marcantes de 2020.

As medidas de prevenção da pandemia travaram a mobilidade e actividades económicas, diminuindo a circulação de mercadorias moçambicanas e de outros países da região, transportadas pelos CFM como carvão, ferro-crómio, açúcar e combustível.

“Ainda assim, a maior queda registou-se no transporte de passageiros, que reduziu para 3,5 milhões de passageiros, cerca de metade de 2019 – área em que a empresa continua a subsidiar o custo de transporte em cerca de 85%”, refere.

A empresa destaca ainda os investimentos feitos em locomotivas, vagões, reconstrução de infra-estruturas e sinalização durante o ano de 2020. (Facturação da CFM)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *