FADM: China e EUA

Os Governos da República Popular da China e dos Estados Unidos da América (EUA) anunciam apoios multifacetados às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Efectivamenteo a China (Popular) anunciou que deseja prestar assistência militar a Moçambique, num apoio orçado em 80 milhões de yuans (aproximadamente 833 milhões de meticais) e que vai incidir na formação de quadros e o acompanhamento técnico em áreas ligadas à defesa.
“Este acordo preconiza a construção e apetrechamento do Regimento de Proteção e fortalece os laços de amizade e fraternidade entre as forças armadas dos nossos países, disse o ministro Defesa de Moçambique, Salvador M’Tumuke, citado na imprensa de hoje, após a assinatura do acordo, na segunda-feira, antecedido pela acreditação do novo adido militar da China em Moçambique, Chang Xianga.
Com o acordo, prosseguiu o governante moçambicano, as FADM vão ganhar mais mobilidade e melhorar os meios disponíveis, condições indispensáveis para a execução da sua missão.
“Queremos fazer com que o reforço da cooperação continue na nossa agenda para o desenvolvimento das FADM sobre questões de defesa”, acrescentou o governante.
Por sua vez, o embaixador da China em Moçambique, Su Jian, disse que o apoio enquadra-se nas estratégias definidas pelo seu Governo e visa melhorar as condições de actuação das FADM.
“Esta é uma das áreas mais frutuosas de todas as áreas da nossa cooperação desde o seu estabelecimento há 41 anos”, disse o diplomata chinês, considerando que o acordo “demonstra uma confiança política reciproca”.

Apoio norte-ameriano
Por seu turno, os Estados Unidos em Moçambique vão formalizar, esta quarta-feira (21Dez) a entrega de seis viaturas e oito motorizadas às FADM.
Oficialmente, estes meios deverão permitir às tropas do regime de Maputo a execução do programa de cuidados e tratamento a nível da saúde militar.

FADM Correio da manha moz
A oferta dos estados Unidos da América está orçada em USD 360 mil (pouco mais de 16 milhões de meticais, segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa do Ministério da Defesa de Moçambique enviado ao Correio da manhã.
De acordo com a fonte, o Embaixador dos Estados Unidos da América Dean Pittman entrega na manhã desta Quarta-feira o aludido material ao Ministério da Defesa Nacional. O Ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’Tumuke irá, em nome do Governo moçambicano, receber as chaves das referidas que constitui um donativo do Governo dos Estados Unidos de América “para fazer face às missões humanitárias em que Moçambique tem estado a participar”.
Um outro comunicado da Emabixada dos EUA em Maputo que dá conta da mesma operação salienta que este esforço de Washington se enquadra no âmbito dos “laços de amizade e de cooperação existentes entre os governos de Moçambique e dos Estados Unidos de América e concretizam as acções de apoio para o reforço no apetrechamento e melhoria das condições de trabalho de várias áreas do Sector da Defesa Nacional.
Presentemente as FADM estão empenhadas em combates contra as forças residuais da Renamo, principal partido da oposição parlamentar em Moçambique no âmbito de uma disputa pós-eleitoral.

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *