Felicidade

E andava o menino pela rua, calções furados exibiam a pele negra das nádegas cobertas de pó, camiseta gasta, a cor já não se nota.

Tão pequeno, é sincero o seu sorriso amarelo, cabelo crespo e despenteado carregado de areia. Olhos castanhos, vermelhos e brilhantes. Anda por entre as pernas das senhoras do mercado, quase que ninguém lhe nota a presença.

Ouve sem interesse conversas interessantes, esquiva as poças de água enquanto dirige o seu carrinho de lata e arame. É habilidoso na construção, doze rodas guiadas por um caniço, é possante a sua máquina.

Apanha latas e arames em todos os cantos com os quais constrói sonhos, alguns chamam-lhe lixeira, para ele um mundo de possibilidades que só a imaginação pode limitar. Ganha umas moedas das senhoras do mercado, confiam-lhe as trouxas, a cumplicidade de quem da vida só ganhou a própria vida.

Tão pequeno, no seu pescoço carrega o peso da vida. Por aqui ninguém fala, mas todos comunicam, porque o falar tem regras e aqui a vida é desregrada. Ao cair da tarde vai à padaria e compra pão e badjias, divide tudo com o amigo, é preciso não ter nada para dar tudo, é tudo de coração.

Já é de noite quando regressa à casa, o seu quintal é igual à rua, não tem vedação. Uma casa no meio da imensidão. Por entre o caniço velho revelam-se segredos de quem só tem a esconder o próprio corpo, cinco irmãos, do pai nunca se viu o rosto, há comida na mesa, de onde veio? Ninguém sabe, ninguém pergunta. Divide-se por igual o que é pouco, na certeza de que amanhã haverá mais, de onde virá? Só a mãe e Deus sabem. E há paz em casa, e dorme o menino… na certeza de que amanhã haverá mais, mais alegria, só conhece a tristeza quem já conheceu mundos alegres, é pequeno o seu mundo. 

STÉLVIO MARTINS

Este artigo foi intitulado foi publicado em primeira-mão na versão PDF do jornal Redactor, na sua edição de 16 de Junho de 2023, na rubrica de opinião denominado OPINIÃO.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

https://bit.ly/41XbJTI

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *