FMI regressa a Moçambique
FMI regressa a Moçambique – O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com o Governo de Moçambique para a aplicação de um Programa de Financiamento Ampliado até 2025, desembolsando ajuda financeira pela primeira vez desde o escândalo das dívidas ocultas.
“A equipa do FMI chegou a acordo técnico com as autoridades de Moçambique para um programa de três anos apoiado por um PFA no montante de USD 470 milhões”, anunciou o líder da equipa do FMI no país, Alvaro Piris.
“O programa económico do Governo apoiado pelo PFA tem como objectivos potenciar a sustentabilidade, o crescimento inclusivo e a estabilidade macroeconómica de longo prazo”, acrescenta o responsável, notando que o programa está ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração do Fundo, o que geralmente acontece umas semanas depois do anúncio do acordo técnico.
Esta é a primeira vez que o Fundo financia Moçambique desde a divulgação do chamado escândalo das dívidas ocultas, em 2016, havendo apenas a registar ajudas financeiras pontuais no seguimento de catástrofes específicas, como a pandemia de covid-19 ou os ciclones Kenneth e Idai, em 2019. (FMI regressa a Moçambique)
Redactor