Frelimo confiante

O secretário-geral do partido Frelimo manifestou-se hoje confiante nos contactos entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para encerrar o conflito no país.

“Acreditamos que o trabalho que está sendo feito entre o nosso Presidente e o líder da Renamo vai surtir efeito”, declarou Eliseu Machava, falando durante uma entrega de donativos do seu partido no Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Maputo às vítimas da explosão de um camião-cisterna em novembro na província de Tete.

Eliseu Machava disse que a Frelimo, partido no poder, acredita que a solução para a crise política e militar que opõe o Governo e a Renamo, principal partido de oposição, está nos próprios moçambicanos e é necessário que os actuais contactos entre os dois líderes tragam uma paz duradora.

“Esperamos que o trabalho que está sendo feito traga uma paz duradoura e que não voltemos a ter inquietações”, acrescentou o secretário-geral do partido no poder em Moçambique.

Na terça-feira, o líder da Renamo anunciou uma trégua de uma semana como “gesto de boa vontade”, no seguimento de uma conversa telefónica mantida na segunda-feira com o Presidente moçambicano.

Esta quarta-feira o president do partido Frelimo e chefe de Estado, Filipe Nyusi, apelou à moderação da linguagem neste momento que se busca a paz definitiva para Moçambique.

A Renamo acusa a Frelimo de ter viciado as eleições de 2014, que deram vitória ao partido no poder há mais de 40 anos, e exige governar em seis províncias onde reivindica vitória no escrutínio.

Os trabalhos da comissão mista das delegações do Governo e da Renamo pararam em meados de Dezembro sem acordo sobre o pacote de descentralização e os mediadores abandonaram Maputo, referindo que só regressarão se forem convocados pelas partes.

Dhlakama, nas declarações de terça-feira, salientou também que, além das hostilidades militares e dos ataques da Renamo, importa também parar com a vaga de raptos e assassínios contra membros do seu partido, admitindo que esta trégua temporária possa ser definitiva.

Além do pacote de descentralização e da cessação dos confrontos, a agenda do processo negocial integra a despartidarização das Forças de Defesa e Segurança, e o desarmamento do braço armado da oposição e sua reintegração na vida civil.

Redacçao

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *