Ele ressurgiu: fujão ou estratega?

O poder da especulação agitou as redes sociais ao dizer que Ossufo Momade se encontrava internado em um dos hospitais de algum país da Europa. Facto que mexeu com os membros e simpatizantes dessa agremiação. 

Ossufo Momade, estratega militar, confiado do Dhlakama e, depois o mais aclamado nos últimos anos pelos seus pares, não só é estratega militar, como também do processo eleitoral, ao não fazer parte do dia da abertura da campanha. Fujão ou estratega?

Será que Ossufo estava doente? Foi para a Europa procurar fortalecer a sua saúde? Que doença havia o acometido? Aquando do congresso da Renamo realizado em Alto Molocue, Ossufo Momade de forma estratégica aproximou-se da sua província para garantir votos e ser reconduzido. E aconteceu!

Também quando foi para Mecuburi, passou uma informação nas redes sociais segundo a qual: “Ossufo Momade esteve com o delegado político distrital num curandeiro para garantir a sua reeleição”. Boato ou não, ele foi reeleito e agora é presidenciável pelo partido Renamo. 

Será que não tinha ido nesse tempo todo ao curandeiro para garantir a eleição do dia 9 de Outubro? Se o que dizem for verdade, “teve problemas cardíacos”, logo que chegou, veio andando sem problemas e anunciado que começará a sua campanha no domingo dia 1 de Setembro, não seria estranho?

Ele ressurgiu. Ainda bem que não foi no terceiro dia que reapareceu, o meu medo seria o de ser comparado com o milagre de Jesus Cristo para manipularem a mente de muitos. Já que vínhamos aconselhando desde antes do congresso para o tio arrumar as botas e deixar novas pernas seguirem com a corrida, agora complicou tudo. 

O pai abandonou os filhos e cada um está num galho sem segurança. O que será do Ossufo Momade nos próximos dias? Rejeitado pelo eleitorado e em muitos lugares não terá boa participação nos seus comícios. Se a sarna deixa cicatrizes na pele, Ossufo deixou frustração no meio dos seus membros e revolta nos quadros da Renamo. 

Enquanto ele reaparece nas escondidas, a Renamo encontra-se na sala de reanimação. Portanto, comparar Dhlakama com Ossufo Momade seria instigar uma formiga a lutar contra um leão. Dhlakama tinha popularidade, era carismático e bem venerado, Ossufo Momade é rejeitado e todo o povo quer esquecê-lo. 

Nos próximos dias, mais do que se assistir o sepultamento da Renamo, vai-se assistir outro sumiço do Ossufo Momade.

Se as eleições são importantes para todos os moçambicanos e, principalmente para os candidatos, para Ossufo Momade é um momento de diversão e está convencido de que o segundo lugar é dele e mais ninguém. 

JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 02 de Setembro de 2024.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook 

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *