Funeral de Mangosuthu Buthelezi já tem data

Funeral de Mangosuthu Buthelezi, que faleceu sábado da semana passada em KwaZulu-Natal, na vizinha República da África do Sul, já tem data para a sua realização.

Após vários encontros de concertação, o governo provincial de KwaZulu-Natal emitiu um comunicado, este domingo (10 de Setembro), no qual anuncia que o funeral do Primeiro Ministro Tradicional da Nação Zulu, o Príncipe Mangosuthu Buthelezi, está agendado para a próxima sexta-feira (15 de Setembro).

De acordo com a nota de imprensa, a data foi marcada após uma reunião da família de Buthelezi, que teve lugar na tarde deste domingo.

A mesma nota indica ainda que “a governadora de KwaZulu-Natal, Nomusa Dube-Ncube, confirmou que existe comunicação contínua com a Presidência sobre os preparativos para o funeral”.

Mais detalhes serão fornecidos oportunamente, sabendo-se que todos os dias, as 17 horas, estão previstos serviços religiosos, na casa do finado.

Ao que apuramos, Pretória poderá decidir por realizar um funeral de Estado para imortalizar a controversa figura de Mangosuthu Buthelezi, também ligado a diversos episódios de violência política em Gauteng e KwaZulu-Natal, na fase de transição entre o período de Apartheid e o da Democrática.

O Presidente Cyril Ramaphosa andou ausente da África do Sul, pois esteve na Índia a participar na cimeira do G20, marcada pela admissão da União Africana como membro permanente. Espera-se que o regresso de Ramaphosa a Pretoria poderá clarificar o tipo de funeral que será concedido a Buthelezi.

O também fundador do Inkata Partido da Liberdade morreu no último sábado (09 de Setembro), na sua residência, em Ulundi, KwaZulu-Natal “de forma silenciosa e sem dor”, segundo um comunicado da família.

Mangosuthu Buthelezi, aos 95 anos, não resistiu a uma prolongada doença que o obrigou a uma intervenção cirúrgica nas costas e a um internamento de cerca de um mês.

De quase todas as esferas da sociedade sul-africana chegam mensagens de pesar e de reconhecimento pelo papel de Buthelezi na luta contra o apartheid, na fase de transição e na era da democracia. Buthelezi era o mais antigo membro do Parlamento sul-africano.

RAULINA TAIMO, Correspondente na África do Sul

https://rb.gy/21ujt

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *