Futebolistas mortos em Gaza
Seis futebolistas de uma equipa recreativa do distrito de Limpopo, província de Gaza, sul de Moçambique, foram encontrados sem vida e outros cinco estão dados como desaparecidos.
Os jovens naufragaram depois de terem sido surpreendidos por mau tempo no domingo, quando viajavam numa pequena embarcação superlotada.
Os futebolistas regressavam à região de Zongoene, próxima da capital provincial de Gaza, Xai-Xai, de acordo com relatos da emissora pública Rádio Moçambique.
Segundo a Rádio Moçambique (RM), que cita fontes da administração marítima local, terá largamente concorrido para a ocorrência do sinistro sobrelotação da precária e minúscula embarcação, dado que a mesma transportava 23 pessoas, incluindo o tripulante, quando a sua capacidade máxima instalada era de apenas quatro passageiros.
Os jovens que iam a bordo da embarcação têm idades entre 13 e 18 anos e regressavam a casa depois de uma partida amigável de futebol na região de Maelane, no vizinho distrito de Bilene, na mesma província.
A tragédia está a consternar a pacata localidade de Zongoene, e por conta disso a governadora da província de Gaza, Stela Pinto Novo Zeca, deslocou-se ao local da tragédia e emitiu uma comunicação formal e pública, expressando pesar e solidariedade com os familiares das vítimas.
A governadora apelou ainda à intensifcação das buscas visamdo resgatar os náufragos ainda por localizar.
Apesar de ser de difícil acesso, Zongoene é uma região eminentemente turística e está rematada a perto de 200 quilómetros a norte da capital de Moçambique, Maputo.
REDACÇÃO