George Bizos: óbito

George Bizos – Morreu o amigo e advogado pessoal de Nelson Rolilhalha Mandela (Madiba) e activista anti-apartheid, George Bizos, com 92 anos.

Como presidente da associação dos estudantes, George Bizos tentou sem sucesso travar a expulsão de Eduardo Mondlane da universidade Witwatersrand, pelo regime do apartheid em 1949.

A morte de Bizos foi anunciada quarta-feira à tarde pelo presidente Cyril Ramaphosa, durante a sua interacção habitual com jornalistas editores sul-africanos.

O presidente Cyril Ramaphosa descreveu a morte de George Bizos como momento muito triste para a África do Sul.

Segundo o estadista sul-africano, George Bizos é um daqueles advogados que contribuíram imenso para a democracia na África do Sul. Bizos foi cara omnipresente em vários casos judiciais contra Nelson Mandela durante o regime do apartheid e depois ajudou na elaboração da Constituição democrática sul-africana.

O advogado Bizos, de origem grega, foi amigo pessoal e defensor de Nelson Mandela durante 65 anos, até a morte do chamado pai da democracia sul-africana em 2013. Os dois encontraram-se na universidade Witwatersrand em 1941 como estudantes de direito.

Bizos fez parte da equipa de defesa de Nelson Mandela e de outros líderes do ANC no famoso julgamento de Rivónia entre 1963-1964 que culminou com a condenação de Mandela e de seus companheiros de luta a prisão perpétua por conspiração para derrubar o regime racista do apartheid. Bizos ficou guardião legal da família de Mandela durante 27 anos que passou na prisão.

No seu livro sobre 65 anos de amizade com Nelson Mandela, George Bizos fala de muitas batalhas contra o sistema de segregação racial na universidade e nos tribunais, incluindo a fracassada tentativa de travar a expulsão de Eduardo Mondlane da universidade “Wits” em 1949. Bizos era o último advogado vivo dos arguidos de Rivónia e deixa três filhos e sete netos.

 (Correio da manhã de Moçambique)

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *