Há somente duas formas de ganhar eleições

A cada ano eleitoral as expectativas aumentam. Uns atentos ao novo governo, outros anestesiados por novas mudanças. Alguns esperançados com vagas de emprego e outros ainda a olhar somente. 

As eleições são uma porta para sonhar e sentir saudades de algo que ainda não se viveu. Para os ímpios, momento de ressuscitar os esquadrões da morte e uso da força policial para reprimir o povo. 

Mas há somente duas formas de ganhar eleições. Essas formas são muito conhecidas, e elas são: uma com argumentos e outra roubando votos. 

Na primeira, o candidato apresenta o seu plano de governação, vende-o e convence o seu eleitorado a aderir ao seu manifesto. Tece discursos concretos, apresenta ao povo o que deve ser dito. Esta é a parte mais difícil e chata, pois o marketing político não é para amadores e adolescentes políticos. 

Um plano de governo bem construído ajuda ao candidato a falar bem e a ser certeiro no que apresenta e tem muito por oferecer. Um plano bem construído espelha o compromisso de quem se entrega na nova missão. 

A segunda tem a ver com roubo. Geralmente esta etapa é usada para quem está no poder há anos e que manipula tudo. Este não apresenta nenhum plano convincente e vive esticando o braço nos comícios com só “viva fulano”, porque ele sabe que o resultado está sendo tratado como animal de estimação. 

Para esse tipo de grupinhos, não se envergonha carregar urnas, enchê-las, falsificar resultados, manipulá-los a seu favor, pois eles não têm compromisso com o povo e nem reconhecem a existência desse povo. Este grupinho é letal e não tem nada a perder, se tiver de matar para se manter no poder, fá-lo sem hesitar. Cuidado com este grupo. Mas sempre há soluções.

Esta segunda parte pode ser abortada quanto cedo. Os que são alérgicos ao roubo devem investir em Comunicação em tempo real para que o mundo saiba do que está a acontece. Isso inclui lives, publicações de actas e editais, pequenos vídeos, fotos, etc. Roubar é um pecado para os religiosos e crime para a lei. E quem rouba votos não tem projecto para melhorar a vida de ninguém. 

Roubar votos traz desgraças e retrocede o país assim como afugenta os investidores. 

JÚNIOR RAFAEL OPUHA KHONLEKELA

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 19 de Agosto de 2024.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Pode, também, seguir o Jornal Redactor no facebook 

https://www.facebook.com/Redactormz

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *