Izidro Mbanze, interventivo como poucos

Num exercício digno de aula de exercício de cidadania para muitos “canudados”, o cidadão Izidro Mbanze, lá na sua povoação em Chidenguele, forçou um agente da Polícia de Trânsito (PT) a socorrer sinistrados.

O acidente de tipo choque entre duas viaturas, incluindo uma de transporte semi-colectivo de passageiros, ocorreu na quarta-feira (06Dez2023), no povoado de Barramo, posto administrativo de Chidenguele, distrito de Manjazace, às portas de Zandamela, já na província de Inhambane.

Porque a escassos metros está uma posição multidisciplinar de agentes das forças de defesa e segurança, no local conhecido por “Posto de Controlo de Zandamela”, enquanto uns acudiam aos sinistrados, outros foram alertar aos agentes daquela posição, de acordo com Izidro Mbanze.

Numa viatura ligeira, dois agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) – um da PT e outra de protecção – se fizeram ao local do acidente.

Conta Mbanze que, para espanto de quase todos, depois de identificar os automobilistas envolvidos no acidente e recolher os respectivos documentos, o agente da PT preparava-se para abandonar o local, suscitando revolta dos presentes que obrigaram o agente a socorrer os sinistrados. A alegação era de que a viatura em que se fazia transportar o agente da polícia era particular e não da corporação, para além de que o acidente ocorreu fora da sua área de jurisdição.

Izidro Mbanze diz que foi com muita relutância que o agente da PT aceitou transportar alguns dos feridos, de tal sorte que foi reportar o caso no Posto Policial de Chidenguele, para onde Mbanze foi posteriormente recolhido para interrogatório.

Refere Mbanze que valeu o bom senso e justeza do chefe do Posto Policial de Chidenguele que não viu nenhum mal na sua diligência em prol de incapazes e o mandou em paz e em liberdade.

Para os ouvintes da Rádio Moçambique Izidro Mbanze é um nome familiar, porque habitué nos programas interactivos, nos quais com uma acutilância e imparcialidade espantosa levanta e aborda assuntos candentes de interesse público.

Este episódio foi documentado em vídeo https://youtu.be/-_nRUrfjy8o e está a circular com algum fervor nas redes sociais.

Redactor

Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 11 de Dezembro de 2023.

Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 843085360 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz 

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com.

Gratos pela preferência

https://bitly.ws/ZxXe

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *