Já disponível obra sobre a indústria do petróleo
Teve lugar, na quarta-feira da semana passada (9 de Abril), no auditório do BCI, em Maputo, o lançamento da obra “Introdução à Indústria de Petróleo”, da autoria do professor e advogado Filipe Caetano Guente. O evento reuniu académicos, profissionais do sector energético, estudantes, convidados e demais interessados na temática.
Na ocasião, o Director Comercial da Área de Grandes Empresas (BCI), Aires Mourão, reiterou o compromisso do banco com o fomento do conhecimento: “é sempre um enorme prazer para o BCI acolher iniciativas tão relevantes como esta”, disse, destacando que “apoiar o livro e promover o conhecimento, mais do que um dever, tornou-se uma missão que nos define. Acreditamos que o conhecimento constitui uma ferramenta essencial para a transformação individual e colectiva, impulsionando a inovação, a cidadania e o progresso”. Reafirmou ainda o papel activo do banco no apoio a iniciativas que promovem o desenvolvimento económico sustentável do país.

A obra apresentada ao público é a primeira do autor, e representa um contributo técnico-científico significativo para o sector do petróleo. De forma exaustiva, o livro retrata a génese, os avanços e as perspectivas da indústria petrolífera, servindo como um guia essencial para profissionais da área, docentes universitários, estudantes e pesquisadores.
“Publicar uma obra com um conteúdo técnico científico, como esta, constitui um desafio grande e ao mesmo tempo um tremendo alívio por, finalmente, depois de tantos anos ter conseguido alcançar o objectivo”, afirmou Filipe Guente, na cerimónia. E prosseguiu: “para mim, esta obra é como se fosse uma espécie de ode às reservas de petróleo há muito existentes no país”.
A apresentação da obra esteve a cargo do escritor e poeta Juvenal Bucuane, que destacou a importância da publicação como resposta ao défice de material bibliográfico técnico sobre o sector, elaborado por especialistas moçambicanos e produzido localmente.
Bucuane estabeleceu uma ligação entre o conhecimento partilhado e o prazer que encontrou ao ler as páginas “suculentas, que nos explicam textual e imageticamente os labirintos deste fóssil que tanto se pode encontrar repousado milenarmente nas profundezas, tanto do subsolo quanto dos oceanos”, disse.
Publicado sob chancela da Escolar Editora, o livro reúne mais de 175 páginas nas quais são abordados temas de forma técnica e acessível, destacando-se a vertente histórica, a prospecção petrolífera onshore e offshore; as técnicas de perfuração e tipos de jazigos; os processos de refinação e tipologia de refinarias; a comercialização e transporte de produtos petrolíferos; para além de questões de segurança, acidentes industriais, entre outros,
Redactor
Para ver a revista Prestígio de Março/Abril de 2025 clique
Seja nosso seguidor no Facebook, tem sempre muitas e boas novidades