João de Sousa
João de Sousa – Morreu, na manhã desta segunda-feira (26Out2020), o jornalista João de Sousa, que em vida colaborou de forma multifacetada com as publicações da SOJORNAL, designadamente o Correio da manhã e a revista Prestígio.
Para além de escrever para os dois periódicos, o malogrado jornalista aplicou o seu talento e saber na revisão de textos de publicações institucionais editadas pela SOJORNAL.
Um dos ícones do jornalismo radiofónico nacional, Joao de Sousa nasceu a 16 de Junho de 1947 – Lourenço Marques (actual Maputo) e era casado e pai de um filho.
João de Sousa foi considerado o “The Voice” da Rádio Moçambicana, no meio jornalístico desportivo radiofónico tendo realizado vários programas desportivos e desempenhado as funções de administrador comercial entre outras.
Em mensagem de condolências do Presidente da República, Filipe Nyusi, cuja cópia foi remetida à Redacção do jornal Correio da manhã, o chefe de Estado classifica João de Sousa como tendo sido uma figura ímpar no jornalismo radiofónico e um dos comunicadores mais influentes na história da Comunicação social moçambicana que se destacou nas áreas política, social e desportiva, tendo igualmente influenciado positivamente várias gerações, através de programas de entretenimento que transmitiam um sentido patriótico imensurável.
“Moçambique perdeu um ícone que através da sua voz, com o microfone em punho, transmitia, a partir dos vários quadrantes do mundo, a imagem virtual de momentos que marcaram a história do desporto moçambicano”, refere Filipe Nyusi.
Nesta foto João de Sousa é o primeiro à esquerda, ao lado do outro também já falecido Machado da Graça, também antigo colunista do Correio da manhã (até dias antes da sua morte assinava às quintas-feiras a rubrica Marco do Correio), numa das confraternizações da SOJORNAL.
Machado da Graça igualmente escrevia para a revista Prestígio.
Nesta hora de dor e luto, a Direcção da SOJORNAL endereça à família enlutada os seus pêsames por tão dolorosa e irreparável perda.
(Correio da manhã de Moçambique)