Jornalistas: Nyusi

Jornalistas: Nyusi – O governo moçambicano tem adoptado medidas visando facilitar o exercício da “nobre profissão” dos jornalistas, através de leis ajustadas ao ofício jornalístico e conducentes à criação de órgãos independentes e de regulação isentas de ingerência externa.

Esta é a garantia dada pelo presidente da República de Moçambique expressa por ocasião da passagem, este dia 11 de Abril, mais um dia consagrado aos escribas moçambicanos, por coincidir com a data em que foi criado o Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ).

“Reconhecendo o papel do jornalista, o Governo tem adoptado medidas, visando facilitar o exercício desta nobre profissão, através de leis ajustadas ao ofício jornalístico e conducentes à criação de órgãos independentes e de regulação isentas de ingerência externa”, enfatiza Filipe Jacinto Nyusi, em mensagem alusiva ao dia do SNJ.

O chefe de Estado assegura que o seu Executivo continuará a “acarinhar o jornalista moçambicano, para que o jornalismo seja um verdadeiro veículo de transmissão de informação fidedigna, valores de patriotismo, construindo uma sociedade mais coesa e educada”.

O lema da celebração da data esclarece que o trabalho do jornalista não se resume apenas na recolha, tratamento e divulgação informativa, como também deve ser exercida com rigor, integridade e profissionalismo.

“O jornalista moçambicano não deve ser reprodutor de vontades contrárias à unidade dos moçambicanos, difundindo informações incorrectas e ou manipuladas destinadas a desmotivar o cidadão de contribuir para o desenvolvimento do país”, alerta Nyusi.

O Presidente da República de Moçambique vinca que por ocasião desta celebração, o seu Executivo expressa o reconhecimento “de forma especial” do trabalho do jornalista moçambicano na abordagem dos Teatros Operacionais Norte e Centro, que com rigor, profissionalismo e patriotismo, reporta sobre os acontecimentos naqueles pontos do país. (Jornalistas: Nyusi)

Redactor

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *