Josina exige 300 milhões

Josina Machel, filha do primeiro Presidente da República Popular de Moçambique, Samora Machel, com a activista Graça Machel, exige uma indemnização de 300 milhões de meticais (mais de USD 4,2 milhões), ao ex-namorado, pelos danos causados e que culminaram com a perda de visão num dos olhos.

A vítima exigiu esses valores durante o julgamento do caso, que iniciou esta Segunda-feira (16Jan2017), no Tribunal Judicial do Distrito Municipal Ka-Mpfumo, em Maputo, após ter sido adiado a 16 de Dezembro de 2016, por falta de comparência do réu, Rofino Licuco.

Josina Machel disse, durante a audição, que pretende, com o valor exigido, financiar um projecto de mulheres vítimas de violência.

Questionada se o réu estaria em altura de pagar o valor que se lhe exigia, Josina Machel foi peremptória e disse: “Sim. O Rofino que eu conheço pode pagar”.

Relativamente às circunstâncias que culminaram com o incidente, a vítima voltou a afirmar que o ex-namorado ter-lhe-ia agredido com dois socos na face, atingindo os olhos, um dos quais com maior gravidade.

Estas declarações foram, no entanto, negadas pelo réu, que alegou, em sede do julgamento, que a mesma teria tropeçado e caído.

Terminada a primeira sessão do julgamento, nenhuma das partes envolvidas no caso prestou quaisquer declarações à imprensa, não obstante a insistência dos elementos da media.

Aliás, a única que falou foi a mãe da vítima: “Eu não vou fazer nenhuma declaração, até o fim. Só depois da sentença é que, talvez, eu possa fazer uma declaração à imprensa. Durante o processo, não vou falar”, disse Graça Machel.

Josina Machel fez-se ao tribunal acompanhada da família, activistas, personalidades políticas e do seu advogado, numa sessão que iniciou cerca das 10 horas e que terminou às 13h30.

A segunda sessão do julgamento ficou marcada para o dia 02 de Fevereiro próximo.

O caso da agressão à Josina Machel ocorreu em Outubro de 2015, em Maputo, a capital moçambicana.

Sabe-se que Josina Machel e Rofino Licuco foram namorados entre 2012 e 2015.

Redacção

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *