Livre trânsito para Momade

Livre trânsito – Salvo um e outro incidente de menor escala, o líder da RENAMO, Ossufo Momade, tem estado a fazer a sua campanha eleitoral sem grandes incidentes na região sul de Moçambique, fortemente hostil à oposição.

O líder do segundo maior partido do país, Ossufo Momade, entrou em Inhambane, a província mais a norte da região sul de Moçambique, no passado dia 30 de Setembro e ao longo destes três dias tem estado a trabalhar sem grandes obstáculos nas províncias de Inhambane e Gaza.

Um incidente isolado, em Gaza (Mandlakazi), apesar de violento, foi rapidamente controlado e não foi bastante para destoar o ambiente relativamente calmo que caracterizou a rápida passagem de Ossufo Momade por Gaza.

Segundo o Centro de Integridade Pública (CIP), Admiro Munguambe, um funcionário do Conselho Municipal, foi quem tentou manchar a campanha de Momade em Gaza, ao proferir injúrias contra os membros da RENAMO em arruada, suscitando uma reacção violenta de um simpatizante da Renamo.

Munguambe contraiu ferimentos ligeiros na testa.

“Este país é de todos nós. Nós estamos a trabalhar para criar melhores condições para vocês”, foi assim que Ossufo Momade, com o aparato de proteção policial visivelmente reforçado, reagiu à tentativa de agressão que se gerou em torno da sua comitiva.

Na região Sul, Ossufo Momade iniciou a campanha nos distritos de Massinga e Vilanculos, onde os seus comícios concentraram grandes multidões de simpatizantes. Os melhores resultados da Renamo nas eleições autárquicas em Inhambane foram nestes dois distritos do norte da província.

No dia seguinte, 01 de Outubro, Ossufo Momade, com o aparente sinal de livre trânsito não se sabe bem decretado por quem, seguiu para os distritos de Morrumbene Maxixe e Zavala, mais para o Sul da província e igualmente a campanha foi tranquila.

O sinal de livre trânsito prevaleceu e hoje, 02 de Outubro, Momade escalou a província de Gaza, considerado “bastião” do partido governamental, a Frelimo, com acelerados comícios em Xai-Xai, Mandlakazi e Bilene.

Em todos estes locais Momade arrastou substanciais molduras humanas e não houve registo de incidentes graves, diferentemente do que sucedeu com Daviz Simango, na semana passada.

Em Mandlakazi, cerca de 300 simpatizantes do partido Frelimo pararam a campanha do partido para assistir ao comício de Ossufo Momade em frente ao mercado municipal Eduardo Mondlane, no Bairro 25 de Junho.

Durante a sua campanha, em todos os distritos, Ossufo Momade promete criar mais empregos, melhor a situação das estradas, educação e salários.

Já a mesma acalmia não aconteceu com o líder do terceiro partido mais popular do país, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, principalmente na província de Gaza.

Resultante da volência eleitoral a Polícia da República de Moçambique diz que já foram detidas 55 pessoas.

 (Correio da manhã de Moçambique)

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *