Luís Cortês admitido a 16 universidades
Luís Cortês é um estudante moçambicano de 19 anos de idade, que foi admitido a 16 universidades internacionais depois de conseguir uma média de 1580 pontos, de um total de 1600 no teste Scholar Aptitude Test (SAT) – Teste de Aptidão Escolar -, pontuação considerada acima da média e que lhe garantiu ser admitido à Universidade de Stanford que está na IV League, que compõe as quatro melhores universidades do mundo.
O mesmo feito dá direito ao jovem estudante moçambicano de desfrutar de uma bolsa de estudos completa para realizar o curso de engenharia e ciências de computação, sendo até agora o único estudante de Moçambique a realizar este feito.
Este logro teve honras de uma conferência de imprensa realizada esta quinta-feira (15), na Willow International School, na Matola, onde Cortês realizou os estudos do nível secundário, após beneficiar de uma bolsa de estudos.
Luís Cortês não conseguia disfarçar o seu contentamento e, perante jornalistas, comentou ser necessário “uma mentalidade forte e acreditar que se pode estar entre os vencedores e, acima de tudo, tirar o melhor das oportunidades que vão surgindo ao longo do caminho”.
Disse ter optado pela Universidade de Stanford, de um leque de 16 universidades, por saber do seu papel no desenvolvimento da tecnologia, o que vai ao encontro dos seus objectivos que incluem voltar a Moçambique após a formação para ajudar a impulsionar o desenvolvimento do país.
STÉLVIO MARTINS
Este artigo foi publicado em primeira mão na edição em PDF do jornal Redactor do dia 16 de Junho de 2023.
Caso esteja interessado em passar a receber o PDF do Redactorfavor ligar para 21 305323 ou 21305326 ou 844101414 ou envie e-mail para correiodamanha@tvcabo.co.mz
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via WhatsApp (84 3085360), enviando, primeiro, por mPesa, para esse mesmo número, 50 meticais ou pagando pelo paypal associado ao refinaldo@gmail.com. Gratos pela preferência