Maimane resigna

Maimane, de seu nome completo Mmusi Aloysias Maimane, líder do maior partido da oposição na vizinha África do Sul, anunciou esta tarde a sua demissão do cargo na esteira de desinteligências no topo da Aliança Democrática AD.

Tudo começou com o “regresso” para os órgãos de cúpula da AD ou DA, sigla do partido em Inglês, Helen Zille, ao ser eleita presidente da mesa da assembleia do Conselho Federal, um órgão poderoso da Aliança Democrática em substituição de John Self, que passa a liderar o departamento de governação no partido.

O primeiro a se afastar em repúdio ao regresso da “velha senhora” foi o presidente do município de Joanesburgo, Herman Mashaba, que resignou nesta segunda-feira do cargo de Mayor da maior cidade e coração económico-industrial da África do Sul.

Mashaba fora eleito Mayor de Joanesburgo pela bandeira da Aliança Democrática (AD ou DA, na sigla em inglês) em 2016 durante as eleições municipais, nas quais o ANC perdeu o controlo de Joanesburgo e Pretória, duas grandes cidades da província de Gauteng, a mais rica da África do Sul.

Para Herman Mashaba, a eleição de Helen Zille, antiga governadora da província do Cabo Ocidental pela DA, mostra que o partido foi tomado pela extrema esquerda branca, apesar de ser liderado por Mmusi Maimane, jovem negro casado com uma branca.

A resignação de Mmusi Aloysias Maimane teve honras de transmissão em directo de alguns canais de tv e rádio na vizinha África do Sul.

Maimane permanecerá no Parlamento como chefe do grupo parlamentar até Dezembro, altura em que se espera seja apontado o seu substituto.

 

O lado xenófobo de Mashaba

Herman Mashaba, empresário transformado em político da oposição, teve relacionamento crispado com a comunidade de imigrantes em Joanesburgo, por defender a deportação dos estrangeiros sem documentos legais para seus países de origem, alegando que estavam a dilapidar recursos destinados a sul-africanos.

Durante o seu mandato ordenou despejos de imigrantes em edifícios abandados na cidade de Joanesburgo que serviam de abrigo a imigrantes ilegais, incluindo sul-africanos indigentes.

Herman Mashaba dizia que nigerianos usavam edifícios abandonados para comércio de drogas pesadas.

Em Agosto e Setembro últimos, a cidade de Joanesburgo foi assolada por violentos ataques de xenofobia contra imigrantes, particularmente africanos.

Mais de 500 moçambicanos foram afectados, alguns dos quais perderam quase todos os seus bens e 138 regressaram ao seu pais de origem em transporte patrocinado pelo governo moçambicano.

Alguns nigerianos também foram ao seu país, num voo fretado por um empresário nigeriano.

Herman Mashaba declarou guerra sem quartel contra corrupção no município e cancelou vários projectos iniciados pela anterior administração municipal do ANC alegando que envolvia subornos de filiados do ANC.

Para o ANC, partido no poder na África do Sul e principal adversário da Aliança Democrática, Herman Mashaba deixou o cargo de Mayor, por causa de incompetência na gestão da chamada cidade de ouro.

Ele está a fugir da desorganização que criou em Joanesburgo – disse um membro sénior do ANC falando para a rádio SAFM logo depois da queda de Mashaba.

Alguns analistas consideram que a Aliança Democrática procura reconciliar-se com as suas bases brancas desiludidas com a liderança de Mmusi Maimane.

O partido sofreu derrota nas eleições gerais realizadas em Maio último reduzindo o número de seus deputados no parlamento nacional e nas assembleias provinciais.

A nova presidente da mesa da assembleia do conselho federal, Helen Zille, foi afastada da governação do Cabo Ocidental logo depois de perder a liderança do partido para Mmusi Maimane e envolveu-se em polémica depois de ter postado nas redes sociais que existem algumas coisas boas criadas pelo regime do apartheid na África do Sul.

Ela foi censurada pela liderada do partido, mas alguns membros seniores da AD solidarizam-se com ela e neste fim-de semana foi eleita presidente da mesa da assembleia do órgão mais poderoso do partido.

THANGANI WA TIYANI, CORRESPONDENTE NA ÁFRICA DO SUL

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *