Mais um rapto em pleno dia na cidade de Maputo

Mais um rapto em pleno dia ocorreu hoje na cidade de Maputo, justamente no mesmo instante em que o ministro do Interior, Pascoal Ronda, se vangloriava do alegado bom desempenho da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Assembleia da República.

Com efeito, um grupo de três homens armados raptou na manhã desta quarta-feira uma mulher de 26 anos, quando saía da sua casa na cidade de Maputo, capital de Moçambique, de acordo com testemunhas.

A mulher, moçambicana de origem indiana, foi raptada quando saía da sua casa para o ginásio, na rua Valentim Siti, de acordo com Lionel Muchina, porta-voz da PRM na cidade de Maputo.

“Fizemos uma avaliação no terreno e constatámos que a família não tem histórico empresarial”, o grupo de pessoas que tem sido maioritariamente vítimas de raptos, referiu o porta-voz.

Lionel Muchina avançou que as forças policiais, entre as quais o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), estão a trabalhar em conjunto para esclarecer o caso, referindo existir “muitas pistas” sobre o rapto.

Algumas cidades moçambicanas, principalmente as capitais provinciais, voltaram a ser afectadas desde 2020 por uma onda de raptos, visando principalmente empresários ou seus familiares.

O primeiro-ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, disse no parlamento, em Maio, que já foram seleccionados os agentes que vão trabalhar na unidade que vai combater os raptos que afectam as principais cidades do país.

“A primeira fase, já finalizada”, da criação da unidade de combate aos raptos, “consistiu na selecção dos agentes” e a etapa seguinte será a especialização do efectivo e contará com o apoio dos parceiros de cooperação, prosseguiu.

Na altura, Maleiane referiu que desde 2021 foram registados em Moçambique 28 casos de rapto, dos quais “15 foram totalmente esclarecidos”.

Redactor

https://rb.gy/21ujt

Compartilhe o conhecimento
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *