Mais uma queda dos preços
Mais uma queda dos preços dos combustíveis, pelo segundo mês consecutivo, vai vigorar, na vizinha África do Sul, com efeitos a partir desta quarta-feira, 07 de Setembro de 2022.
O anúncio da boa nova foi feito pelo Fundo Central de Energia. A redução de preços vai recair igualmente sobre o gás de cozinha e o petróleo de iluminação.
A gasolina é que vai sofrer a maior redução, R2,04 (dois rands e quatro cêntimos) por litro, passando, em média, a ser vendida a R23.38 (MZN85,59).
O gasóleo 0,05% vai baixar 56 cêntimos e de 0,005% vai cair 46 cêntimos de rand. O Petróleo de iluminação vai custar menos 82 cêntimos, sendo que o litro passa a ser comprado a R17,6 a e o gás de cozinha vai baixar R1,65 (um rand e sessenta e cinco cêntimos).
O Fundo Central de Energia justifica a redução dos preços dos combustíveis com a queda do preço do petróleo BRENT no mercado internacional, em Agosto passado.
No mesmo período o rand teve uma apreciação face ao dólar norte-americano.
A Associação dos Automobilistas da África do Sul considera de “boas notícias” a informação da queda dos preços de combustíveis na terra do rand.
Aqui em Moçambique, onde se assistiu a um frenético “acompanhamento” quando era a vez do galope dos preços, está tudo quieto agora que é a vez do abrandamento. (Mais uma queda dos preços)
Redactor