Mariano Nhongo morto
Mariano Nhongo morto – A polícia moçambicana atingiu mortalmente na manhã desta segunda-feira Mariano Nhongo, líder de um grupo de guerrilheiros dissidentes da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).
A ocorrência foi confirmada no início desta tarde pelo comandante-geral da corporação, Bernardino Rafael.
De acordo com o graduado da PRM, Mariano Nhongo foi abatido pelas 07:00 numa mata do distrito de Cheringoma, província de Sofala, Centro de Moçambique, durante uma troca de tiros com uma patrulha da polícia moçambicana, de acordo com Bernardino Rafael, numa breve declaração a jornalistas em Maputo.
“Recuperámos seis armas, uma pistola, 95 balas e uma [metralhadora] AK47”, acrescentou o oficial da Polícia da República de Moçambique.
Consta que no mesmo combate em que Nhongo pereceu, igualmente foi morto o seu lugar-tenente, apenas identificado por Garaucama.
O grupo de antigos guerrilheiros tem contestado a liderança da RENAMO e os termos do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) decorrentes do acordo de paz de Agosto de 2019.
A autoproclamada Junta Militar da RENAMO tem protagonizado desde então ataques armados no centro de Moçambique que já provocaram a morte de 30 pessoas. (Mariano Nhongo morto)
Redactor